O velho homem está dormindo

“Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento, pois, também, Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado” (Gálatas 5.7).

Quando se aceita a Jesus como Senhor e Salvador, acontecem transformações extraordinárias na vida do homem. São mudanças essenciais para um viver saudável não só no contexto familiar e social, mas, principalmente, no relacionado à vida cristã. A conversão é uma dessas transformações geniais. O convertido permite que o Espírito Santo atue de forma integral em sua vida. Ele deixa as coisas velhas para traz, lança para fora de seu coração o fermento da maldade, que é o pecado e busca no novo viver, uma razão forte para seguir a Cristo e relacionar-se bem com as pessoas. O novo estado desse homem causa um impacto na sociedade, visto que seu caráter é alcançado pelo poder do sangue de Cristo. Este sangue além de lhe libertar é capaz de lhe dar um caráter regenerado de modo que a natureza carnal passa a dar lugar à espiritual, ou seja, lança fora o velho fermento e passa a ser uma nova massa. O apóstolo Paulo chama esse ser transformado de nova criatura e afirma que as coisas velhas se passaram e que tudo se fez novo, porquanto, Cristo passa a viver nesse homem justificado. Não permita que os embaraços dessa vida venham a ter influência em seu viver. O velho homem não deve adormecer dentro do seu coração, mas morrer literalmente e para todo o sempre. Paulo diz que “não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”. Com isso, ele aniquila totalmente a natureza carnal, deixando evidenciar no seu interior a outra natureza, a espiritual. Não deixe o velho homem dormir dentro de você, mas permita que, pelo cultivo do fruto do Espírito (Gl 5.22-23), ele morra eternamente e você seja a pessoa mais abençoada da face da terra. Lembre-se de que é de fundamental importância jogar fora o fermento velho.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook