Uma xícara de encorajamento

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1.6).

O apóstolo Paulo foi um mestre na arte de encorajar os irmãos em Cristo. Jesus começou a boa obra em mim e em você, e não tardará em aperfeiçoá-la, para alegria de todos nós. Paulo usou somente uma xícara de encorajamento e obteve inúmeros galões de realizações, tanques de ricas bênçãos da parte dos filipenses, sem contar com as dádivas concedidas pelo próprio Jesus Cristo. Ele encontrava-se certa vez preso e muito desanimado, porém, o Senhor Deus lhe enviou um anjo para encorajá-lo e despertá-lo novamente. “…Paulo tende bom ânimo…”. Por causa desse incentivo regado de amor e graça os filipenses se uniram num só propósito: pregar o Evangelho, o qual foi motivado pela prisão de Paulo: “E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor” (Fp 1.14). Os frutos produzidos por Paulo foram incontáveis e por causa disso Deus lhe concedeu gozo na fé, bem como enriqueceu grandemente os filipenses na área espiritual. Paulo disse a eles: “…portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” (Fp 1.27). A xícara de encorajamento foi tão importante que os filipenses não desanimaram quando Paulo lhes disse: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e, agora, ouvis estar em mim” (Fp 1.29,30). A xícara de ânimo foi muito importante para eles suportarem as perseguições que lhes sobrevieram tempos depois. Paulo precisava completar o conteúdo de sua xícara particular e encontrou a dose certa no testemunho firme dos filipenses. Ele disse: “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor e o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fp 2.2). A xícara de encorajamento que deixo a todos é baseada no que está escrito na epístola aos filipenses: “… esqueçam das coisas que atrás ficam e avancem para as que estão diante de vós” – Fp 3.13; – “Prossigam para o alvo…” – Fp 3.14; – “Não sejas inimigo da cruz de Cristo” – Fp 3.18; – “…estai firmes no Senhor, amados” – Fp 4.1; – “Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos” – Fp 4.4; – “Não estejais inquietos por coisa alguma…” – Fp 4.6; – …irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvo, nisso pensai” – Fp 4.8; – Por fim diz Paulo: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” – Fp 4.19. Uma xícara de encorajamento é pouco, Paulo concede a todos os que crêem em Jesus Cristo uma cisterna de ânimo, de alegria e paz. Amém!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook