O bom exemplo é uma obrigação de todos os remidos

“Em tudo, te dá, por exemplo, de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tt 2.7).

Uma prática usada no meio religioso, capaz de entristece a qualquer líder, seja ele de qual seguimento for, é quando a igreja colocar os familiares do líder como paradigma, espelho, exemplo para a comunidade. Como pastor evangélico e conhecedor das recomendações bíblicas, vejo que, quem assim procede, é dotado de pouquíssima sabedoria, não conhecendo as Escrituras e, também, nada sabendo sobre a psicologia que norteia a vida humana. O viver daqueles que se propõem a conduzir vidas ao reino de Deus é de abnegação e renúncia, de modo que sofrem, são acometidos de sérias enfermidades e preocupações constantes, sem que ninguém perceba, mas tudo é feito por amor ao rebanho e à obra de Deus. Vejamos o que dizem os indoutos: “Vocês são filhos do pastor e têm que dar o exemplo!” e “A irmã é a esposa do pastor; logo, tem que ser o espelho para as demais irmãs”. Queridos, isso não é verdade! Esse posicionamento só causam entristecimentos e desestímulos, os quais contribuem muito para o desânimo e até mesmo a morte espiritual da família do pastor. Na realidade, ao pastor compete à responsabilidade sobre o rebanho do Senhor. É ele quem irá prestar contas ao senhor Deus. Os seus, somente, o ajudarão a exercer com proficiência o ministério por ele abraçado e é por isso que todos os membros precisam ajudar a família do obreiro para que ela se sinta bem na igreja e o pastor possa com firmeza e alegria desenvolver o seu trabalho ministerial. O exemplo dos fiéis a que se refere o texto de 1 Tm 4.12 – “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza”- é atribuído a todos nós, e não somente aos da família do líder espiritual. Quando abrimos as Escrituras, verificamos que muitos filhos de sacerdotes, reis, estadistas não corresponderam com as expectativas da comunidade em que viveram. Muitos se tornaram rebeldes … A família de Filipe, segundo se sabe, era reservada e levava uma vida de inteira dedicação ao Senhor Jesus… O problema é que, para alguns, a família do pastor não podem errar, nem ter uma conduta igual aos outros membros, pois precisam ter elevado destaque em tudo…

Caso o amigo e irmão deseje ler na íntegra da a mensagem e o livro por inteiro é só entrar em contato comigo pelo telefone (61) 9551-9827 (claro) ou (61) 8195-1942 (TIM) e ainda (61) 3242-4456, email orcelio.orcelio@gmail.com e farei o possível para o livro chegar em suas mãos, uma vez que você não o encontrará, ainda, nas principais livrarias nacionais.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook