Habacuque, o profeta da fé

“Porque ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide, ainda que decepcione o produto da oliveira e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17,18).

A mente finita do homem não pode penetrar a mente infinita do Deus todo poderoso e Eterno. As circunstâncias adversas que abatem sobre nós são permitidas por Deus com um fim proveitoso. Paulo assim se refere em Romanos 8.28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Nas horas difíceis, quando tudo está contra nós, quando os vendavais da vida só têm uma direção, o meu e o seu coração, a fé nessa hora é de fundamental importância. Deus ama aquele que não se entrega à primeira dificuldade, mas resiste com fé. Jesus disse: “E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria” (Mt 24.12). Este é o tempo de que Jesus falou em seus sermões, todavia, para vencermos as adversidades da vida é preciso ter fé. Nos dias do profeta Habacuque havia uma crise generalizada. Faltava mantimento, por sua vez a agricultura, de onde poderia vir os frutos para a economia, estava em crise, pois as principais árvores capazes de beneficiar o povo não davam mais os seus frutos. O campo estava destruído e faltava o alimento para o gado. O reflexo desse problema repercutiu na vida espiritual do povo. Havia um desânimo enorme no seio do povo de Israel. O profeta se lamenta e contempla preocupado a situação caótica em que vivia os seus irmãos: “Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Mídia” (Hc 3.7). Deus poderá até tardar, porém não falha. Diante de uma forte dificuldade é melhor confiar em Deus, do que nas promessas do inimigo. É preciso que você e eu entendamos os desígnios de Deus: “obre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido” (Hc 2.1). Não faça naufrágio da fé, mas creia no Senhor Jesus.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook