A águia e as suas lições edificantes

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.31).

A Bíblia diz que “A águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas” (Dt 32.11). A águia é uma grande e vigorosa ave de rapina. Ela vive acasalada e faz o seu ninho nos rochedos escarpados. Tem a vista penetrante, e do alto consegue avistar a sua presa. O seu voo é muito rápido. As suas garras potentes e aguçadas tornam estas aves perigosas para os carneiros, os gamos, e outros animais, inclusive crianças. Elas nutrem os seus filhos. O cristão como águia precisa valorizar, alimentar, cuidar e dedicar tempo a todos quantos têm aceitado a Cristo como Salvador. Não basta somente evangelizar, mas a eficácia da obra está no fato de cuidarmos bem dos que aceitam a Cristo. A águia desperta o seu ninho. Despertar é tirar a pessoa do sono. Diz Paulo: “E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé” (Rm 13.8). O cristão para despertar alguém desse sono doentio, no campo espiritual, é preciso que ele se desperte primeiro. A águia voa longe e fita os olhos no alvo, de forma concreta. O cristão não pode colocar os seus olhos onde bem quer. Não fite os olhos naquilo que não edifica, ou que não é nada: “Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Porque, certamente, isso se fará asas e voará ao céu como a águia.”(PV 23.5). A águia é uma ave ligeira, e Deus espera que aqueles que o amam sejam ligeiros para se consagrarem, evangelizarem, buscarem a Deus, etc. Não deixe que o inimigo de nossas vidas seja mais ligeiro do que você: Em Lamentações 4.19 diz: “Os nossos perseguidores foram mais ligeiros do que as águia; sobre os montes nos perseguiram, no deserto nos armaram ciladas”. A águia faz o seu ninho, a sua casa nas rochas, nas penhas (Jó 39.2729) e você? O Cristo deve fazer a sua casa sobre a rocha e essa Rocha é Cristo – Mateus 7.24.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook