Quem não perdoa não é feliz e não sabe amar!

“E, a quem perdoardes alguma coisa, também eu, porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado por amor de vós o fiz na presença de Cristo, para que não sejamos vencidos por Satanás” (2 Co 2.10).

“Há coisas em nossas vidas que não se podem perdoar!”- disse uma jovem crente ao seu pastor, por ocasião do aconselhamento pastoral. O reverendo, ao ouvi-la atentamente lhe respondeu: “Se realmente há coisas que não se podem perdoar, então, há pecados que o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, não pode jamais apagar”. Ora, o sacrifício de Cristo foi um ato único, pensado, planejado e aceito por Deus Pai. O sangue de Cristo é a razão de estarmos vivos e firmes à espera do noivo, Jesus. O sangue de Cristo tem poder para purificar todo e qualquer pecado do homem. Assim, não existe pecado que o sangue de Cristo não possa apagar. Todavia, a blasfêmia contra o Espírito Santo é o único pecado para o qual não há perdão (“Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” –  Mc 3.29). Quando a pessoa ofendida libera o perdão e a pessoa ofensora reconhece o seu erro, ambas passam a desfrutar das bênçãos de Deus retidas por falta de perdão. Duas são as causas que têm impedido as pessoas de serem felizes, de terem comunhão entre si e com Deus: a falta da liberação do perdão e a falta de se pedir perdão. O perdão é uma lei espiritual e talvez a mais importante para se viver feliz em todo o conjunto de ordenanças e mandamentos contidos nas escrituras sagradas. Não aprisione a sua felicidade e a de seu próximo! Libere o perdão imediatamente. Não é vergonhoso pedir perdão. Vergonhoso é deixar de ser feliz quando conhecemos o caminho da felicidade e não optamos por ele. O perdão ensinado por Cristo, às vezes, vem associado a outras bênçãos de ordem material ou espiritual. E é esse fato que faz o perdão valioso e importante para restaurar a felicidade, pois ele coloca o homem em plena comunhão com seu semelhante e em plena sintonia com o Espírito Santo. Fruto dessa associação, a Bíblia registra inúmeras situações: O paralítico de Betesda que obteve a cura e a libertação quando recebeu de Cristo o perdão para os seus pecados (Jo 5.7-14); o patriarca Jacó, quando perdoou seu irmão Esaú, passou a ter uma vida mais tranquila e feliz, tornando-se uma pessoa muito rica e próspera materialmente falando, além de ter o seu nome trocado para Israel, após uma luta com o anjo no Vale de Jaboque (Gn 32.26-32; 33.4); o ladrão da cruz que, além de ser perdoado, obteve a salvação imediata e o livramento da perdição eterna (Lc 23.43); Zaqueu, o publicano, sentiu um alívio no seu coração, uma paz de espírito após receber de Cristo o perdão e as promessas messiânicas feitas a Abraão em Cristo Jesus (Lc 19.8-10); o perdão do pai ao filho pródigo que, depois de perder todos os seus haveres, foi reconduzido ao seio da família e com todos os direitos e privilégios de filho. A Bíblia ainda registra inúmeros casos de pessoas que foram perdoadas e, por isso, grandiosas bênçãos lhes foram conferidas, porém, não vou aqui relatar. Apenas quero deixar claro que o apóstolo Paulo, na passagem em lide, perdoou ao irmão faltoso e levou a igreja a perdoar a ele também ainda que, depois, ele cumpriu uma rigorosa punição por parte dos anciãos da igreja de Corinto. Sabedor de todas essas maravilhas provenientes do perdão, te pergunto: Você ainda resiste a não perdoar ao seu próximo? Mesmo sendo você o ofendido, procure o ofensor, reconcilie-se com ele e passe a desfrutar da felicidade completa! Quem não perdoa não é feliz e não sabe amar!

Caso o amigo e irmão deseje ler toda a Coleção Nas Asas do Espírito, Principalmente o Volume II, de onde foi tirado este texto, ou o livro Avistei o Farol, onde narro parte de minha vida secular, ou seja, testemunhos que me ocorreram na minha trajetória na Marinha do Brasil, entre em contato comigo e adquira todos os livros por um preço espetacular, é só fazer contato pelos telefones (61) 9551-9827 (claro) ou (61) 8195-1942 (TIM) e ainda (61) 3242-4456, email orcelio.orcelio@gmail.com e farei o possível para que os livros cheguem em suas mãos, uma vez que você não os encontrará, ainda nas principais livrarias nacionais.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook