Não há como transformar abacaxi em pêra, mas o zambuzeiro enxertado na oliveira produzirá azeitonas.

“E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos, e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: os ramos foram quebrados, pra que eu fosse enxertado” (Romanos 11.17-19).

Em diálogo com um jovem cristão, lhe perguntei por que ele era tão explosivo e revoltado com tudo e com todos, não fazedor de amigos, mas devido seus modos e atitudes grosseiras acabava em afastar as pessoas de si. Ele me respondeu que todo o que acontece com ele é genético e a mesma natureza que o seu pai lhe transmitiu é a que ele usa, ou seja, “eu puxo ao meu pai”, foi isso que ele me disse. Eu, pacientemente lhe disse que se o homem alcançado pelo amor Deus e tendo experimentado o poder da Salvação mediante o sangue de Cristo, continuar com a mesma natureza e não a do senhor Jesus, então, o Evangelho pregado por Ele de nada adianta. Quando o homem aceita a Cristo como Salvador e experimenta o Novo Nascimento, a natureza adâmica, do velho homem, é abandonada e um novo homem surge, as coisas velhas passam e tudo se faz novo. O novo homem em Cristo é transformado pela renovação do entendimento, e começa a experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, logo, ele é transformado numa nova criatura, nascendo assim da água e do Espírito, adquirindo a natureza do Mestre da Galiléia, Jesus, autor e consumador da fé: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). . Se a pessoa que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida continuar com a natureza do seu pai biológico, e isso é puramente genético, então o evangelho e tudo que o Senhor Jesus pregou deve ser refeito ou repensado ou mesmo jogado fora. Quando a pessoa é alcançada pelo sangue de Cristo o seu homem interior é alcançado pelo poder de Deus e ele passa a ser uma nova criatura, seus atos, seu caráter, sua natureza e tudo que se relaciona com a vida de pecado é deixado para trás, e agora, transformado pelo poder de Deus, o homem segue uma vida de tranquilidade, de harmonia no lar, entre os seus semelhantes e o ódio dá lugar ao amor, a inveja desaparece e o novo homem vive uma vida de piedade e voltada para as coisas que são de cima e não mais as terrenas. O abacaxi não pode ser transformado em pêra, porém, sendo você um zambujeiro e enxertado na oliveira, passará a dá frutos bons, azeitonas boas. Nós fomos ligados em Cristo, logo, a nova natureza é a de Jesus, até o bom cheiro dEle nós o exalamos. Aleluia!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook