Cárie espiritual

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24.10).

A palavra de hoje eu procuro fazer uma comparação da vida espiritual do cristão com um dos problemas dentários mais frequentes no nosso país, a cárie. Não sou dentista. A cárie é responsável por uma gama de males que afetam a dentição de milhares de brasileiros, principalmente, nas camadas mais pobres que, por desinformação, os cuidados preventivos não são observados à luz do que é preconizado pela odontologia. Um dos fatores causadores da cárie é a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar e, também, pelo descuido na escovação correta diária. Isso se aprende desde cedo, quando estamos dando os primeiros passos. Dizem os especialistas da área que todos quantos cuidam da escovação dos dentes fazendo uma revisão odontológica regular fazem um trabalho de prevenção muito eficaz contra a cárie. Esta prática também melhora a saúde bucal o que dá mais conforto, melhora a aparência e aumenta a autoestima. A odontologia desempenha um papel vital na prevenção contra a cárie e os demais problemas bucais. Promove o equilíbrio e a harmonia buscando o mais belo e mais saudável sorriso que melhorará a aparência e a qualidade de vida da pessoa. Na vida espiritual, às vezes, surgem cáries. Neste contexto, existe o pecado. Este vocábulo está se ausentando das homilias dos renomados pregadores. Quando eles se referem ao pecado, quase sempre o chamam de desvio de conduta, erro de propósito ou mesmo desequilíbrio moral, com grandes possibilidades de ser reparado sem que, para isso, precise se arrepender ou mesmo implorar a Deus o perdão. Basta tão somente mudar de conduta ou abandonar a prática do ato tido e havido como errado ou até mesmo incoerente com os padrões bíblicos. Arrependimento nada mais é do que o sentimento de pesar por faltas cometidas ou por um ato praticado. Com o arrependimento, o homem sente a sensação de ter nascido de novo e que a vida que agora leva é diferente da que levava outrora. A Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). “Estar em Cristo” é o estado de reconciliação com Deus. Trata-se do envolvimento do homem com o amor de Deus. Assim como a cárie destrói a raiz do dente, o pecado, de igual modo, promove a morte espiritual de todos aqueles que se deixam influenciar por ele. O apóstolo Paulo diz que “… o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. Cuidado com a cárie espiritual, o pecado, que tão de perto nos rodeia e que pode nos levar à morte.

Caso você deseje ler toda a Coleção Nas Asas do Espírito, Principalmente o Volume III, de onde foi tirado este texto, ou o livro Avistei o Farol, onde narro parte de minha vida secular, ou seja, testemunhos que me ocorreram na minha trajetória na Marinha do Brasil, entre em contato comigo e adquira todos os livros por um preço espetacular, é só fazer contato pelos telefones (61) 9551-9827 (claro) ou (61) 8195-1942 (TIM) e ainda (61) 3242-4456, email orcelio.orcelio@gmail.com e farei o possível para que os livros cheguem em suas mãos, uma vez que você não os encontrará, ainda nas principais livrarias nacionais.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook