Quando os olhos espirituais são abertos a vida é outra

“Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes” (Lucas 24.16,31).

A passagem bíblica em lide se refere a dois discípulos que, após a morte de seu mestre Jesus Cristo, resolveram mudar de Jerusalém indo para bem longe da cena triste que envolvia aquela cidade. Eles decidiram ir para Emaús que ficava distante do ponto de partida cerca de sessenta estádios, ou seja, 11 quilômetros e 100 metros. Eles caminhavam e não perceberam que alguém se colocara no meio deles e puxou conversa, porquanto, eles conversavam a respeito dos últimos acontecimentos ocorridos em Jerusalém envolvendo a pessoa de Jesus Cristo a quem eles criam ser o Messias o enviado de Deus para a Salvação do homem. Enquanto os olhos espirituais daqueles dois discípulos estavam fechados eles só pensavam no sofrimento, na morte e nas lágrimas das pessoas que amavam e seguiam a Jesus Cristo por cerca de três anos e meio aproximadamente. Eles não tinham outro assunto a não ser que mataram Jesus, o profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; falavam da maneira cruel com que os sacerdotes e os príncipes judaicos entregaram Jesus à condenação de morte e o crucificaram numa horrenda cruz, ladeado por dois ladrões; eles também questionam sobre o ministério do Mestre de Nazaré porque eles tinham esperança de que fosse Ele que remisse a Israel, porém, tudo foi por água abaixo, nada saiu como eles planejaram, eles estavam abatidos e não perceberam que o terceiro homem era na verdade Jesus que havia ressuscitado e viera para convencê-los a voltarem para Jerusalém a fim de aguardarem a manifestação e orientação do Espírito Santo. Os olhos daqueles discípulos só se abriram de verdade quando Jesus lhes abriu quatro coisas vitais: as Escrituras “E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lc 24.27); os olhos “Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram e ele desapareceu-lhes” (Lc 24.31); o entendimento “Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45); e por fim a boca “E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus, amém!” (Lc 24.53). É muito maravilhoso quando temos essas quatro coisas abertas em nossas vidas, pois a nossa vida passa a ser outra.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook