O segredo da vitória de José do Egito

“Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus? (Gênesis 41.38b)

Uma das histórias bíblicas mais emocionantes é, sem dúvida, a que envolve a pessoa de José, filho de Jacó, um jovem que tinha o Espírito de Deus, conforme as palavras de Faraó. O segredo de sua vitória foi que ele depositou sua fé inabalável no Deus de seus pais (Gn 41.16b), pois ele cria que as promessas divinas haveriam de se cumprir em sua vida (Gn 48.21-22) e que Israel era o povo protegido e amado pelo Senhor Deus de Abraão (Gn 45.7 e 48.19). Ele foi vitorioso em suas conquistas na vida porque foi fiel ao Senhor e não deixou sua fé abalar-se. Isso se deu quando foi traído por seus irmãos e não cobrou de Deus (Gn 37.27,28); quando foi tentado, caluniado e preso por Potifar (Gn 39.21-23). O segredo da sua vitória foi sua fé em Deus. José tornou-se o grande Zafenate-Paneia (o salvador, título atribuído somente a Cristo, o verdadeiro Salvador do mundo) por sua firmeza de caráter, pois ele não se vingou de seus irmãos (Gn 45.5), não cedeu diante da tentação (Gn 39.9) e não murmurou na hora das provações. Deus hoje quer nos fazer vitoriosos, porém, há vingança no nosso coração, fraquezas diante de nossos olhos e não sabemos sofrer calados os momentos de angústias e de dores pelos quais passamos. José triunfou porque, além das virtudes acima, ele demonstrou ser um exemplo de homem humilde. Em sua humildade, ele agradou a Deus (Gn 39.21, Sl 147.11). Ser humilde foi um degrau para a vitória (Gn 45.4-5, Ez 21.26 e Mt 23.12) e, por tudo isso, Deus o elevou soberanamente (Gn 41.38-43, 45.8-9 e Fp 2.8-9). Exemplo como esse, meus queridos, deve ser seguido. Ao lermos a história de José, ficamos fascinados ao ver como ele foi paciente e soube esperar o tempo de Deus. Lendo sua história, aprendemos que Deus nos concede incríveis vitórias, mas, primeiro, Ele nos prova e nos ensina variadas lições, sempre com o propósito de aumentar a nossa fé e edificar o seu povo. Não se desespere, igreja! Estamos no caminho certo. Estamos no rumo verdadeiro. Basta confiarmos e esperarmos no Senhor, pois, nessa batalha, não teremos que guerrear, basta permanecermos de pé e vermos a grande vitória do Senhor por nós.

Caso você deseje ler toda a Coleção Nas Asas do Espírito, Principalmente o Volume III, de onde foi tirado este texto, ou o livro Avistei o Farol, onde narro parte de minha vida secular, ou seja, testemunhos que me ocorreram na minha trajetória na Marinha do Brasil, entre em contato comigo e adquira todos os livros por um preço espetacular, é só fazer contato pelos telefones (61) 9551-9827 (claro) ou (61) 8195-1942 (TIM) e ainda (61) 3242-4456, email orcelio.orcelio@gmail.com e farei o possível para que os livros cheguem em suas mãos, uma vez que você não os encontrará, ainda nas principais livrarias nacionais.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook