Débora, uma mulher na direção de Deus

“Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo” (Juízes 4.4,5).

 Débora, cujo significado em hebraico é “abelha”, foi uma mulher de personalidade diferenciada das demais senhoras de sua época. Foi juíza e nessa posição privilegiada teve como principal responsabilidade julgar ao povo de Israel. Ela optou em andar na direção de Deus. Direção dá a idéia de “girar ao redor de”. Todo cristão precisa está em Cristo e girar em torno de tudo o que se relaciona com a Sua Palavra e com o céu, evitando o amor ao mundo e tudo o que nele há. O cristão não deve andar segundo a sua própria direção ou conforme o rumo que o mundo lhe oferece, mas precisa seguir o norte que o Espírito Santo lhe apontar. Deus através de Débora quebrou um paradigma em Israel, pois, até então, toda a liderança do povo e toda capacidade para dirigir, conduzir e legislar sobre Israel, era tradicionalmente, machista, ou seja, só o homem é que estava em evidência diante do Senhor e do Seu povo. O que Deus fez? – Girou a liderança, ou seja, passou a ditar as normas aos hebreus mediante o vaso feminino; Ele mudou a forma de presidir, agora era uma mulher e não a figura do homem que daria ordens a Israel. Quando não há homens na direção de Deus, então, ele usa a mulher, e esta tem dado prova de que pode ser tremendamente usada por Deus. Meu conselho para você é que, jamais se afaste da direção de Deus.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook