Jesus o Rei da Glória

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” (Salmos 24.7-10).

A Bíblia apresenta Jesus Cristo como Rei: Nos Salmos – “Eu, porém, ungi o meu rei sobre meu santo monte Sião” Sl 2.6; Nos profetas – “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra” (Jr 23.5); “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre asno, filho de jumenta” (Zc 9.9). Ao se falar do Rei da Glória, torna-se necessário fazer uma breve reflexão sobre: o Reino de Deus e o Reino dos céus. O predomínio é de Deus, isto é, Deus reinando em tudo. O reino é espiritual, interior e invisível – “Porque o reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). O reino está entre nós: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: o reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: hei-lo aqui, ou hei-lo ali. Porque eis que o reino de Deus está entre vós”. (Lc 17.20,21). O reino de Deus tem caráter universal e só penetra nele mediante o novo nascimento – “ … na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). O reino dos céus é dispensacional, físico, visível e exterior, no sentido da palavra. É um reino prometido por Deus a Davi, segundo a carne. Tem caráter universal e só penetra nele mediante o novo nascimento: “ … na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3-5). Jesus não é somente o Rei da Glória, mas é também, o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores. O nosso rei é um rei diferente. A glória de Deus nos foi dada através dele: “E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo 17.22). Onde está esta glória em tua vida? Não façamos como a mulher de Finéias, filho do Profeta Eli, que ao nascer seu filho lhe pôs o nome de Icabô, que quer dizer: “Foi-se a glória de Deus”; relacionando ao fato de Israel Ter perdido a batalha para os Filisteus em Afeca.; eles saíram a batalha sem a arca. Depois de haver perdido o primeiro combate é que se lembraram de trazer de Siló a arca. Trouxeram a arca, mas esqueceram do principal: se concertarem com o Deus da arca. Não deixe essa glória fugir de você! Jesus Cristo é o único que pode te dar salvação, Ele é o Rei da Glória!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook