“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.6-7).

Provação sempre parte do Senhor. A tentação é coisa do inimigo de nossas almas. A fé daqueles cristãos passou por provações, mas eles perseveraram e suportaram muito “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente” (Hb 10.32-34). O que é provado? nossa fé, a confiança absoluta em Deus e na Sua direção: “Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele” (Gn 17.22). Como nossa fé é provada? Às vezes através de muitos sofrimentos, como ocorreu com o patriarca Jó; ou, por fontes da tentação, como José; ou pela astúcia do inimigo, como foi com Daniel ou mesmo através um espinho na carne, como reclamou Paulo (2 Co 12.7). Por que Deus prova nossa fé? Para que o nosso coração seja conhecido; para que o valor da nossa fé seja mais precioso que o ouro e também para a glorificação de Deus em nossas vidas. Saiba que não seremos jamais tentados acima daquilo que não podemos suportar: “Não vem tentação senão humana, mas fiel é Deus que não vos deixará tentar acima do que não podeis”. Tenha alegria e fé na hora da provação, na hora da tentação.