Quando Deus restaura o nosso altar

“Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor…” (1 Reis 18.30-32).

Existe no hebraico uma raiz, ou palavra chamada “zábad” que significa conceder, presentear, dotar – “E disse Leia: Deus me deu a mim uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou o seu nome Zebulom” (Gn 30.20). Zebulom significa: morada. As palavras derivadas de zábad temos: zebede que significa dote, presente; e zebah cujo significado é sacrifício. Altar no hebraico é mizbéah. Esta palavra é usada para designar o local do sacrifício. Nossa plena submissão a Deus, nosso fervor espiritual, nosso interesse pela Obra, nossa alegria em preservar e assistir a família e nossa vitória em tudo dependerá da conservação do nosso altar continuamente, ou seja, o cuidado precioso com a nossa vida física e espiritual. A figura do altar, um elemento familiar do povo de Deus no Antigo Testamento é uma fonte de inspiração para todo cristão. Qual o significado do altar para a igreja de Cristo? Como mantermos o avivamento contínuo em nossas vidas, como permanecer despertado? O segredo está em mantermos o altar de pé e pronto para oferecer nele sacrifícios agradáveis a Deus. O altar é um símbolo da nossa adoração ao Senhor. O relacionamento entre o homem e Deus deve ser perfeito: “Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava” (Jo 8.1,2). Quando Deus fala com o homem, este precisa manter-se firme e ouvir a Sua Vaz, o que significa a manutenção da chama viva e a acesa no altar: “Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?” (Êx 3.2,3). Quando Deus fala com o homem, este fica vivo: “E dissestes: Eis aqui o Senhor, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo” (Êx 5.24). Se você não tem ouvido a voz do Espírito Santo, lhe orientando e fazendo parte de sua vida, então, é um sinal claríssimo que não há vida espiritual em você, logo, é preciso urgentemente pedir ao Senhor para restaurar o seu altar.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook