Esdras ensina a Palavra com Autoridade e Amor em Jerusalém

“E partimos do rio Aava, no dia doze do primeiro mês, para irmos a Jerusalém; e a mão do nosso Deus estava sobre nós, e livrou-nos da mão dos inimigos, e dos que nos armavam ciladas pelo caminho. E chegamos a Jerusalém, e repousamos ali três dias.” (Esdras 8.31-32).

Quais os objetivos que levaram Esdras a ir a Jerusalém ? entre muitos estava o fazer a inquirição em Judá e em Jerusalém; levar a prata, o ouro e vasos preciosos para a casa de Deus em Jerusalém; constituir regedores e magistrados tendo como objetivo assegurar a conformidade com a prática judaica reconhecida, porém, o maior obejetivo do sacerdote Esdras foi ensinar a lei do Senhor a Israel: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos”. (Ed 7.10). O ensino da Palavra de Deus é fundamental para que a pessoa possa crescer na graça e no conhecimento de Cristo. É preciso que se ensine a criança desde bem pequena o caminho em que ela deve andar. Mostrando-lhe as verdades bíblicas e o que elas são capazes de proporcionar na formação do caráter cristão. É bom quando o que fazemos tem a aprovação e a proteção de Deus. Esdras e o grupo de judeus que o acompanhava confiaram piamente no Senhor e não tiveram nenhum dissabor pelo caminho, desde as margens do rio Aava até a terra de Jesuralém. Eu me entristeço muito quando vejo alguns caindo em ciladas e em armadilhas preparadas por Satanás, tudo porque não buscam primeiro a Deus e nem confiam piamente nele. O que mais me chamou à atenção é que eles recusaram a escolta militar persa, oferecida pelo rei Artaxerxes, para garantir-lhes a segurança durante a viagem, preferindo confiar única e exclusivamente na segurança de Deus. Eles fizeram duas coisas importantes: oraram e jejuaram ao Senhor. É muito triste quando um homem de Deus precisa depender de segurança armado, para protegê-lo por onde quer que ele vá. A impressão que passa é que não precisamos mais da ajuda do Espírito Santo, que confiamos mais “em cavalos” e “nos revólveres” do que em Deus. Quando a Palavra de Deus é ensinada com autoridade e amor, Deus protege fielmente aos seus ministros, e esses não dependerão de escolta e seguranças armados lhe protegendo. O protetor do salvo é Cristo. Agora, uma verdade tem que ser dita: muitos fazem essa opção porque não são homens de oração e não sabem o que o jejum é capaz!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook