A lista é muito maior, tem até invejosos.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5.19-21.

No dia 09Mar, falei sobre o seguinte tema: A lista é grande, seu nome está nela? E citei o seguinte texto: “Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22.15). A lista do evangelista João não é tão extensa como a listagem do apóstolo Paulo, que inclui outras categorias que ficaram de fora na listagem apocalíptica. Na lista de Paulo há um grupo muito perigoso, que se infiltra no meio do rebanho promovendo um grande estrago, trata-se dos invejosos. A inveja, segundo Paulo é obra da carne e os tais não poderão entrar no céu. A inveja é tão perniciosa que a Bíblia a trata como sendo a podridão dos ossos: “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos” (Provérbios 14.30. O invejoso nada tem e nada consegue com a bênção de Deus. O Senhor não se agrada de quem sente inveja de seu semelhante e para os tais reservou um final infeliz: longe do céu. O invejoso, fica tão obcecado pelos bens do seu semelhante que ele luta incansavelmente até adquirir o bem alheio ou comprar algo semelhante ou de qualidade superior. O rei de Israel, Acabe e a sua mulher Jezabel tiveram inveja de Nabote, um israelita da cidade de Jezreel, e tudo fizeram para adquirir a formosa vinha que ele possuía. Como não conseguiu por meios amigáveis e fáceis conversas, optaram pelo caminho mais curto e pecaminoso, usaram a força e as prerrogativa de rei: mataram a Nabote e se apossaram da propriedade dele indevidamente, expulsando o restante da família e servos que ali trabalhavam. O crime provocou o juízo de Deus sobre o rei e a sua mulher (1 Reis 21.1-29). A lista é grande, e eu te pergunto: você faz parte desta listagem? Se você está ali enquadrado, então, fuja dela e se converta ao Senhor, pois ainda há escape.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook