O homem como produto (Extraído do Volume III da Coleção Nas Asas do Espírito, de autoria do pastor Orcélio).

“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo, também, sucede aos animais, a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade” (Eclesiastes 3.19).

É cada vez menor os anúncios de empregos, por parte das empresas, principalmente, em jornais. Com isso, os departamentos de Recursos Humanos têm mais chances de selecionar os futuros empregados porque a estratégia usando a mídia, exclusivamente a internet, torna o acesso mais restrito e na avaliação preliminar dos currículos já se descarta boa quantidade dos candidatos sem que seja mecessário o contato físico com eles por meio de entrevista que é a última fase depois de se analisar o currículo. Há um conceito muito forte no mercado de que o homem precisa ser visto como um produto. Um produto que está pronto para ser adquirido e que, por isso, deve ser o mais atraente possível, o mais bem preparado, capacitado e que possa render frutos à empresa empregadora. Hoje não basta ter um curso superior, ser um técnico, pois o mercado quer sempre o melhor. Salomão já dizia: “… e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidades”. Hoje, é muito comum as pessoas se apresentarem como produto ao mercado de trabalho. Há uma teoria defendendo que o homem tem que se expor como “uma mercadoria de ótima qualidade”, independente do currículo. A aparência, o falar, o porte físico, tudo isso tem sido um grande diferencial para a aceitabilidade das pessoas no universo trabalhista, porém, isso não é tudo. O cristão não é uma mercadoria que se vende a qualquer preço. Quando ele está na presença de Deus e a vontade do Senhor está sobre sua vida, tudo se torna bênção, pois o Senhor coopera com seus filhos. Saiba que você não é um produto para ser exposto. Saiba que você foi comprado por um alto preço, preço de sangue, sangue inocente e precioso de Cristo. Foi na cruz que ele garantiu a nossa salvação e a nossa vitória. Não aceite ser um produto para ser exposto e negociado. Confie mais em Cristo. Amém!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook