Com um pé em cada canoa (Texto extraído do volume III da coleção Nas Asas do Espírito de autoria do pastor Orcélio)

“Então Elias se chegou a todo povo, e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém, o povo nada lhe respondeu” (1 Reis 18.21).

Essa passagem traduz muito bem o que o título acima se refere: “Com um pé em cada canoa”, ou seja, aquele que não se decide sobre aquilo que quer, mas porfia entre dois pensamentos, dois caminhos ou dois rumos. Sei muito bem que algumas decisões ao serem tomadas, nem sempre, trazem gozo para a alma, mas, apertam o coração, promovem angústia e causam um certo desespero de espírito, todavia, quando Deus fala e conduz o processo, o Espírito Santo enche o coração do necessitado de gozo e certeza, não deixando margem para dúvidas e arrependimentos. A todo ser, para adquirir maturidade e experiência de vida e comunhão íntima com Deus, é recomendável que se depare com algumas situações difíceis em que tenha que tomar uma importante decisão em algum momento da vida. O profeta Elias reconheceu que o povo estava dividido, não sabia se seguia o Deus de Israel ou se permanecia na inércia e no desbotamento espiritual em consequencia da desobediência e da iniquidade para com o Senhor dos Exércitos. “Quem cala, consente!” É isso mesmo. O povo se calou ao ouvir a interpelação do profeta. O povo tinha “culpa no cartório”, o altar do sacrifício estava sem ser utilizado havia anos, seu estado era de abandono, com rachaduras e partes quebradas, sem condições nenhumas para oferecer sacrifício pacífico a Deus. De igual modo, encontram-se as condições do altar de muitos que se dizem cristãos e, por não se arrependerem e a fim de que sejam perdoados, preferem murmurar e dizer que Deus não mais lhes responde as orações e nem sequer lhes fala. Nunca devemos nos esquecer de que o Senhor é santo e quem dEle se aproximar deve fazê-lo em espírito e em verdade, pois Ele é Espírito e vida. Se você, meu amado leitor e querido irmão em Cristo, deseja obter sucesso e ganhar as batalhas pela fé, não pode permanecer com um pé em cada canoa. Cristo aguarda que você se decida, pois Ele não aceita coração dividido: ou servimos a Ele ou a Mamom, diz a Bíblia.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook