O “Dia do Soldado”, Parabéns!

“Tu, pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” (2 Timóteo 2.3).

Paulo dizia a Timóteo,  “seja bom soldado!”. Não basta ser simplesmente um soldado, ou um militar que sofre aflições, mas um “bom soldado”. O destaque está justamente no adjetivo: “Bom”. Quando Deus enviou um de seus anjos para orientar a Cornélio como deveria fazer para obter a salvação, o conhecimento a cerca de Jesus Cristo, o Salvador, através da pessoa de Simão Pedro, observa-se que Cornélio era um homem rico, tinha criados e também soldados as suas ordens: “E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.” (Atos 10.7). O soldado que Cornélio lançou mão para acompanhar seus criados à Jope ao encontro de Pedro era sem dúvida um “bom soldado”. O texto diz que era um piedoso soldado. Piedoso tem como sinônimo, benevolente, benévolo, benigno, bom, bondoso, caridoso, generoso, humano, misericordioso, religioso, etc. Era esse o tipo de soldado que trabalhava na casa de Cornélio, um Centurião romano, ou melhor, responsável por cem soldados a serviço do Império Romano. Paulo nos ensina a ser um soldado d Cristo. Um cristão que sabe combater o bom combate, que sabe avançar na caminhada cristã, sempre procurando a orientação do Espírito Santo, de modo que, a Bíblia deve ser a bússola inseparável do cristão. A bússola nada mais é do que um instrumento de navegação, orientação que indicará sempre o sentido mais próximo da direção norte-sul geográfica. Há muitos crentes que perderam o norte da vida. Já não andam mais no caminho da verdade, não sentem mais a alegria da salvação; abandonaram a leitura e a meditação da Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia e por isso estão desnorteados. Paulo disse para Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2 Tm 4.7). Quem deseja ter uma vida vitoriosa e encerrar com chave de ouro sua caminhada de fé e esperança, ao lado de Cristo, é preciso ser um “bom soldado”. Hoje, comemora-se o “Dia do Soldado” e eu quero lhe parabenizar, você que se considera um “bom soldado”, e mais gratificante se for um “soldado do exército de Jesus Cristo”. Meus parabéns a todos os soldados!

 

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook