A verdadeira medida de um homem!

“Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” (Efésios 4.13).

Lendo a Carta de Paulo aos efésios percebo que a busca do homem cristão pela perfeição é grande, ainda mais quando ele pretende atingir a medida da estatura completa de Cristo, que envolve não somente o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gl 5.22), mas também, a disciplina, o sacrifício pelo semelhante, o perdão, e muitos outros atributos que irão delinear o perfil do verdadeiro cidadão dos céus.Relembrando as palavras de Martin Luther King, dizia ele em suas prédicas pela igualdade racial nos Estados Unidos da América: “A verdadeira medida de um homem, não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Pura verdade, porquanto, muitos são os que não conseguem passar por uma lutar ou dificuldade que envolva a sua própria vida ou de alguém que muito ama.Jó era “alto”, pois conseguiu passar pela dor da perda de dez filhos que morreram num só dia. Além do mais teve que enfrentar a pobreza, a falta de tudo, porque perdera ele todos os seus bens e suas fazendas e todo o seu gado. Jó era “alto”. “Alto” no sentido de ter atingido um padrão de perfeição, uma vez que suportou um sofrimento tão intenso, onde teve que se refugiar à beira de uma fogueira, ou lareira e dali tirar cinzas para colocar sobre suas feridas, as quais eram raspadas com cacos de telhas. Jó era “alto”, muito “alto”, pois soube atravessar a adversidade sem amaldiçoar ao seu Deus, como queria a sua esposa. Jó era “alto”! Ele soube esperar em Deus. Ele não pensava em ter seus bens restituídos, sua saúde restaurada e de volta os seus filhos, mas o que ele queria alcançou: a prova da sua inocência e da verdade em seus lábios. E tudo isso ele vaticinou quando disse que “o seu Redentor, por fim se levantaria” (Jó 19.25). Oh, Glória!Na fé e na vida espiritual o homem cristão precisa atingir a estatura de varão perfeito, chegar a certa medida da fé, de modo que não faça naufrágio dela quando as lutas e tribulações chegarem para lhe assolar. Paulo sempre dizia: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Co 10.13). Quem garante que você suportará a dor é Deus.Suportando a dor na presença do Espírito Santo, é possível chegar à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, conforme está escrito na Bíblia. Seja forte, não desanime! Qual a sua “altura”?

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook