Passos importantes para a vitória, dados por um ex-paralítico!

“E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus.” (Atos 3.7-9).

(continuação)

O terceiro passo que aquele homem alcançado pela cura divina deu foi: entrar no Templo, “…e entrou com eles no templo, andando, e saltando…”.O entrar no Templo é um motivo de agradecimento por tudo que Jesus lhe tinha feito. O salmista disse: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor”. É maravilhoso quando vamos à casa de Deus, não por necessidade somente, mas por ser-lhe grato por tão grande salvação.É bom quando se vai ao templo com alegria da alma; cheio de convicção de que só o Senhor é Deus. Entrar no templo para receber poder, autoridade e as demais bênçãos que o Senhor tem para cada um de nós. Muitos tem se afastado do convívio da igreja. Não fez naufrágio na fé, mas não querem mais congregar e acabam ficando em casa, e isso não é bom.O quarto degrau alcançado pelo ex-paralítico é um estágio mais edificante: “…E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus.”. O salto é um estágio mais elevado, porquanto, ele com essa atitude dava pleno testemunho que estava curado. Ele saltou de alegria e com aquela atitude ele contagiou muitas pessoas a se renderem aos pés de Cristo, após a pregação de Pedro. Quantos não podem saltar de felicidade, de alegria, de gozo, visto que estão com a alma angustiada e dorida. É hora de se alegrar. Jesus é a alegria da igreja. Permita o Espírito Santo lhe encher de gozo e consolação. Ele é o Espírito Consolador. Abra seu coração para Deus.O quinto e último passo que aquele ex-esmoleiro e paralítico deu foi louvar ao Senhor. Ele tinha motivos para isso: fora curado e não necessitaria de mais ninguém lhe carregar todos os dias para junto da porta chamada Formosa. Ele não iria mais viver de esmolas, mas iria trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro, todavia, ele agora não era mais um paralítico, Jesus o havia curado.A sua grande certeza era a de não mais ficar fora do Templo mendigando, mas dentro dele para louvar ao Senhor e bendizer o Seu nome. Ele agora andava na luz e não mais nas trevas. Jesus além de lhe curar, deu-lhe também a certeza da salvação. Ele agora tinha a plena certeza de que o pecado era coisa do passado e que ele era uma nova criatura, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo em sua vida.Que passos extraordinários, deu o paralítico: Levantou-se – 1º passo para quem quer vencer; Andou – 2º passo da vitória de fé – fala do progresso, do crescimento espiritual…; Entrou no Templo – 3º passo, necessidade, compromisso, agradecimento…; Saltou de alegria – 4º passo, fala de um estágio mais edificante; o estágio do avivamento, das descobertas dos dons espirituais, do exercício da fé, das experiências mais marcantes na vida cristã; e Louvou a Deus – 5º passo, reconhecimento por tão grande cura e gratidão a Deus. Aleluia!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook