Quando o condomínio não é mais o ideal

“E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros”. (Lucas 8.27).

A passagem bíblica que trata da libertação e salvação de dois endemoninhados da cidade de Gadara (Mateus 8.28-34), e que o evangelista Lucas registra somente a ação de Cristo sobre um deles, é extremamente rica de detalhes e lições edificantes para todos que nela meditam. O endemoninhado gadareno, como era conhecido, há muito que tinha deixado o seu lar, sua família e amigos e agora morava num condomínio onde ninguém conversava uns com os outros. Lugar silencioso, escolhido pelo gadareno para residir, pois não havia uma viva alma para lhe importuna a sua vida, tratava-se do cemitério da cidade. Era ali que aquele pobre homem, oprimido pelo Diabo, e possesso de uma Legião de demônios passava a maior parte do tempo, de modo que as pessoas não podiam passar por aquele caminho devido a ferocidade dele: “E, tendo chegado à outra banda, à província dos gergersenos, saíram –lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho” (Mt 8.28). Quando Jesus Cristo libertou o moço, e lhe deu salvação, este, tratou logo de mudar de endereço, de condomínio, não quis mais morar nos sepulcros, mas voltou ao convívio familiar, banhou-se, trocou de roupa e veio decidido a seguir Jesus: “E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.” (Lc 8.35,36). Jesus vendo a sua empolgação e disposição para se tornar um discípulo, disse-lhe que voltasse para casa e anunciasse o evangelho e tudo que Deus houvera feito em sua vida: “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.” (Lc 8.39).  Assim ele fez, e mais, tornou-se um grande evangelista, e pregou a Palavra e testemunhou de Cristo em dez cidades por nome decapólis. Quando o condomínio não é mais o ideal, e não atendem mais os nossos anseios, então a mudança é a melhor solução. É hora de você se mudar para um lugar mais agradável e que atenda a todas as suas necessidades. O cemitério não era mais um lugar aprazível para o gadareno, pois ele encontrou a Jesus que lhe deu abrigo seguro. O moço fora liberto e salvo, então, procurou novamente o convívio familiar. E você, não pensa em mudar de condomínio? Jesus oferece segurança, paz, alegria da salvação e muitas outras coisas, basta tão somente você aceitá-lo.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook