“Depois falou o Senhor a Moisés dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria e de entendimento e de ciência em todo artifício, para inventar invenções e trabalhar em ouro e em prata e em cobre” (Êxodo 31.1-4).

Os versículos a cima já respondem a pergunta. Bezaleel foi um dos maiores ourives do Antigo Testamento, homem abençoado por Deus. Ele é um exemplo de quem foi chamado por Deus, ungido, pois foi cheio do Espírito Santo e em sua bagagem espiritual carregava o cálice da sabedoria e era entendido em tudo e destacava-se em seu ofício, pois tudo inventava ao ponto de causar admiração em Moisés e a todos quanto contemplavam seus trabalhos em ouro, prata e cobre. Bezaleel, cujo nome significa em hebraico “Na sombra de Deus”,  trabalhou nos principais utensílios do Tabernáculo. Tudo que Bezaleel fazia tinha o toque aprimorado e de fino acabamento, fazendo sempre para honra e glória do Senhor. É digno de louvor aqueles que procuram agradar ao Espírito Santo, que procuram se dedicar e se esmerar para fazer sempre o melhor para Deus. O filho de Uri é um exemplo bíblico a ser seguido, ele foi habilitado e capacitado pelo Senhor para exercer tão importante ofício. No tempo de Moisés e dos profetas, qualquer um pertencente às tribos de Israel que exercessem um ofício ministerial sem estar habilitado pelo Senhor, corria sérios riscos de perderem o status ou até mesmo a vida. Vários são os exemplos de pessoas que perderam suas vidas: Nadabe e Abiu, filhos do sumo sacerdote Arão, morreram porque trouxeram “fogo estranho” para o altar sagrado, ou seja, não estavam habilitados; Saul perdeu o seu reinado porque resolveu oferecer holocausto ao Senhor sem estar habilitado; Uzá (em hebraico força) foi morto quando estendeu a mão à arca de Deus.  Estar capacitado pelo Senhor é ser cheio da unção do Espírito para desempenhar seu trabalho na casa do Senhor. Ora, se para a construção do Tabernáculo e de seus utensílios era imprescindível à unção e a capacitação pelo Espírito Santo, muito mais agora para através dos dons espirituais realizarmos uma grande obra para Deus.

 

Querido irmão(a) em Cristo, valorize o seu chamado, a sua sabedoria e o seu entendimento das coisas de Deus, e invente coisas grandes para a honra e glória do Senhor Jesus, como fez Bezaleel.