Não te deixarei quebrado no chão para os outros te pisarem. Você não vai para o lixo!

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” (Jeremias 18.4).

A lição que Deus deu a Jeremias, muito provavelmente, serviu para que ele pudesse escrever tão bem e com conhecimento de causa o livro de Lamentações de sua própria autoria. Jamais uma pessoa que não entende de perdão, de renovação e restauração poderia escrever como ele escreveu: “Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! porque pecamos. Por isso desmaiou o nosso coração; por isso se escureceram os nossos olhos. Pelo monte de Sião, que está assolado, andam as raposas. Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Mas tu nos rejeitaste totalmente. Tu estás muito enfurecido contra nós.” (Lamentações 5.16-22). Não havia mais jeito para Israel, o vaso de Deus. Não tinha mais como Deus se voltar para o Seu povo, porquanto, a coroa de justiça, a coroa de glória havia caído da cabeça de um povo tão amado pelo Senhor. Mas o povo desmaiou perante Deus, buscou o Senhor de todo coração, se arrependeu de seus pecados, se humilhou perante o Altíssimo e, então, Deus restaurou a Israel como dantes. Deus estava enfurecido contra os filhos de Abraão, Ele os havia rejeitado e riscado de sua face, porém, o amor de Deus é grande, e mesmo o vaso caído no chão e praticamente destruído, ele junta os cacos e o restaura, sem olhar para os pecados que o fizeram cair no chão. É um momento ímpar de Deus com o ser criado, mesmo jogado no solo, Deus jamais deixa-lo-á que os homens ruins, perversos e sem misericórdia, o pise e o lance no lixo. Deus é o verdadeiro oleiro e se o sangue de Cristo não tem mais poder para restaurar vidas, então, o Evangelho é uma falácia, o poder de Deus não existe e a salvação é obra inventada por homens. Graças a Deus que Jesus ressuscitou e hoje está à Direita do Pai celestial e garante a todos nós, pecadores a vitória. Jesus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente e é Ele quem restaura o mais perdido dos pecadores. Não te deixarei quebrado no chão para os outros te pisarem. Você não vai para o lixo!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook