Como é bom participar alegremente do culto de louvor a Deus

“Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” (Salmos 122.1).

O culto de louvor a Deus precisa ser de tal maneira que os participantes se sintam felizes, e sejam alcançados pelo poder da Palavra de Deus, além de serem transformados pela palavra pregada e ensinada no púlpito, para isso homens e mulheres que o dirigem precisam ter uma vida de consagração e pratiquem a piedade.

Por que o culto é tão importante para os cristãos? É porque cada crente em Jesus Cristo necessita se aproximar do Senhor e, por conseguinte, ele tem necessidades espirituais. O salmista clama pela presença do Altíssimo: “Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.” (Salmos 27.9).

O culto é importante para o cristão, porque o Senhor é digno de toda honra e de toda a glória. Todos devem render glória ao santo nome de Cristo e para isso faz-se importante se cultuar, a fim de se agradecer as bênçãos que Ele tem feito pelo seu povo. Ele não somente é o nosso salvador, como também é Senhor de nossas vidas.

Os samaritanos, convencidos pela mulher que lhes pregava o Evangelho, saíram ao encontro do Cristo de Deus e o encontraram à beira do poço de Jacó e disseram a mulher: “… Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” (João 4.42). É muito maravilhoso quando cultuamos a Deus crendo que Ele existe e que está sempre pronto para nos abençoar.

O culto a Deus é importante porque temos a satisfação e a obrigação de render graças ao Senhor por tudo que Ele tem feito por nós e por aquilo que Ele é. Paulo disse certa vez que temos a obrigação de pregarmos o Evangelho de Cristo (1 Co 9.16), e no culto podemos fazer isso.

A importância do culto vai muito mais além do que tudo isso que falei em lide. Ele é importante porque produz gozo, paz e alegria aos corações aflitos e necessitados. O apóstolo Paulo dizia: “Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.” (2 Coríntios 7.4). Durante o culto é preciso transbordar de felicidade, pois, não estamos cultuando ao homem, nem a algum ídolo, mas ao Deus de nossa Salvação, Jesus Cristo.

O culto é importante porque ele promove o crescimento dos que participam ativamente. Além do crescimento espiritual, há também o ligado ao conhecimento da Palavra de Deus. Paulo ficava maravilhado quando as pessoas cresciam no conhecimento de Deus: “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” (Colossenses 1.10).

O culto é importante porque ele habilita o crente para desbravar as tarefas afetas à obra do Senhor, bem como concede oportunidade para um viver plenamente santificação, além de colocar o crente em condição de prosseguir em comunhão, observando a doutrina e dedicando-se a oração e a todos as atividades que o Espírito Santo lhe conceder que faça, realize e implante para Deus.

Como é bom participar alegremente do culto de louvor a Deus. E você vai aos cultos regularmente?

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook