#8 Levanta-te, resplandece e Deus te ajudará!

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti” (Isaías 60.1).

Com esta palavra encerro a série de mensagens sobre as particularidades do verbo levantar, à luz da passagem de Isaías 60.1.

Disse na mensagem anterior que muito me preocupa o grupo que acha que nunca irá cair e passam a confiar em si mesmo. Esses tais estão de pé, porém estão em ponto de caírem. E isso se deve a que? Porque brincam com as coisas de Deus. Paulo orienta: “Aquele que está de pé, olhe não caia” (I Coríntios 10.12).

Sanção foi um homem que brincou com Deus: “Subiu e declarou-o a seu pai e sua mãe e disse: vi uma mulher em Timate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-a por mulher. E, porém, seu pai e sua mãe lhe disseram: não há porventura mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos” (Juízes 14.2,3).

Quando Sansão queria lutar contra o inimigo, sua esposa era contra; quando Sansão queria louvar a Deus, ela não o permitia, mas o induzia a prostituir-se e a crer em seu deus pagão.

Os que brincam com as coisas de Deus, não encontram força para caminhar, nem estar de pé, nem para orar, nem para se santificar, e jejuar, enfim, vão perdendo suas forças, até caírem de vez nas mãos do inimigo, como aconteceu com Sansão. “ E disse ela (Dalila): os filisteus vêm sobre ti Sansão. E despertou do seu sono e disse: sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Juizes 16.20).

Alguns há que não conseguem se manterem de pé Porque não se apercebem que a glória de Deus está sumindo de suas vidas. Esse grupo acha que nunca ninguém irá perceber que ele está fora da vontade de Deus. Eles pregam, ensinam, vão a igreja, participam dos cultos, efetuam algumas tarefas, mas não têm mais a unção do Espírito santo em suas mensagens.  

O brilho do cristão, como luz do mundo, não pode ser ofuscado pelas coisas terrenas. A glória de Deus sobre o cristão, faz ele refletir a glória de Deus. Moisés desceu do Monte Sinai e precisou cobrir o rosto com o véu. “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2.15).

Há outro grupo que cresce à medida que a obra também avança, são os que estão de pé, mas na porta impedindo outros avançarem, crescerem no ministério da palavra: Estão à porta, lugar exclusivo de Deus – “Ele é a Porta”  (Jo 10.9; Estão à porta, nem fazem e nem deixam os outros fazerem: “Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem” (1 Coríntios 10.24); Muitos estão na porta porque seu testemunho não é bom; “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos e nem à igreja de Deus” (1 Co 10.32).

Para que a glória de Deus se manifeste em sua vida, é preciso resplandecer, e ser de fato luz do mundo. Evidenciar o fruto do Espírito Santo em sua vida e voltar ao primeiro amor. Resplandeça, mas para isso é preciso se levantar, conforme o que foi ministrado nessas mensagens por mim escritas neste blog.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook