Coisa difícil é se alegrar na hora da provação!

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1.2-4).

 

Há coisas que não são tão fáceis de serem realizadas na caminhada de fé, ao lado do Senhor Jesus Cristo como crentes salvos e remidos. Uma delas é o perdão. O perdão não é digerido por muitos crentes. Alguns têm dúvidas sobre o efeito e o verdadeiro perdão na prática e no viver de cada um crente. Outros jamais acreditam de que o perdão possa ser realizado eficazmente, porquanto, deixa-se sempre uma pendência ou alguma coisa sem ser resolvida a contento.

Outra coisa difícil é passar por uma prova, uma luta, uma provação e aproveitar o momento de dor e angústia para dar glória a Deus. Não é algo tão fácil assim, porém, quando a pessoa está no mesmo estado de que o apóstolo Paulo estava: “… não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”, então, tudo se torna mais suave.

O que fazer nessas horas de crise? Tiago ensina-nos que devemos nos alegrar, sentir gozo, prazer e felicidade no instante em cair em VÁRIAS tentações. Para ele, seria uma oportunidade ímpar de dizer ao Senhor, e mostrar ao Espírito Santo, que a sua fé estaria ou não robusta e que ele se acharia em pleno gozo da paciência, crendo que o Senhor Jesus estaria com ele todos os momentos de prova, até a consumação dos séculos.

Não se consegue passar por um funil desses sem primeiro perseverar pacientemente nas provações, e também, levar de maneira humilde as necessidades, por mais agudas que sejam, em orações e súplicas ao Senhor: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” (Tiago 1.5,6).

Assim procedendo estaremos servindo a Deus de maneira correta: “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1.27). Não se desespere na hora das tentações, creia em Deus. Aleluia!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook