Duas fogueiras, duas grandes lições

“E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.” (Lucas 22.55,56).

“Logo que saltaram em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão).” (João 21.9).

 

A primeira fogueira reúne em torno de si os escarnecedores e os zombadores que acompanhavam o cortejo que introduziram Jesus no pátio do Sumo Sacerdote Caifás, ou seja, “Yosef bar Kayafa” (José filho de Caifás), o qual participou do julgamento de Jesus no Sinédrio, o supremo tribunal dos judeus, após a prisão do filho de Maria e José no Jardim de Getsêmani.

Em volta daquela fogueira, também se encontrava Pedro, que seguia Jesus de longe: “Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe” (Lucas 22.54). É muito perigoso até hoje seguir Jesus de longe, pois a pessoa crente acabará sentando-se à roda dos escarnecedores e negando a pessoa de Cristo.

O salmista alerta quanto a esse importante estado: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1.1).

A outra fogueira é aquela preparada pelo próprio Jesus Cristo, onde as brazas vivas são destaque: “Logo que saltaram em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão).” (João 21.9). Enquanto uma só serve para reunir pessoas escarnecedoras, a outra é capaz de ter em sua volta comida, ou seja, peixe e pão, bem como a pessoa do Salvador de nossas vidas, que é o verdadeiro pão da vida, capaz de perdoar pecados e nos conceder a vida Eterna.

Em qual fogueira você se encontra? A primeira fogueira que tem em sua volta zombadores e escarnecedores, não serve para você ficar. Escolha a segunda, pois nela o fogo e as brasas lhe proporcionarão alegria, paz e boa alimentação. Nela a presença de Cristo é real. Aleluia!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook