Mãe é o maior tesouro na face da terra

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Timóteo 1.5).

O apóstolo Paulo tinha razão em afirmar que seu discípulo amado Timóteo, a quem ele chamou de “filho na fé”, tinha uma fé não fingida. Foi um dos seus principais obreiros, juntamente com Tito, Silas e Filemom.

Timóteo, pelo que consta nos relatos bíblicos teve uma excelente mãe, e uma maravilhosa avó. Duas mulheres firmes no Evangelho de Cristo, que souberam sacrificar as suas vidas em prol da educação cristã de Timóteo. Se este moço foi tão útil assim a Paulo e ao Evangelho, graças a sua mãe Eunice principalmente.

Timóteo era judeu, pois sua mãe era judia, embora tivesse ele o pai de nacionalidade grega. Segundo a Halacá, bastava a mãe ser judia para que ele pudesse ser considerado judeu. A mãe de Timóteo foi muito importante para que sua fé fosse firme e seu caráter forjado na integridade, sendo ele uma pessoa irrepreensível e apta para a obra de Deus.

É muito bom ter uma mãe que marca a vida de seus filhos com coisas boas e edificantes. Eunice e Lóide, mesmo debaixo da influência pagã e da mitologia grega do pai de Timóteo, elas conseguiram incutir na mente da criança que existe somente um Deus, pai de Abraão, Isaque e Jacó, o qual enviou seu Filho ao mundo para salvar toda humanidade e que os deuses mitológicos da Grécia não salvam e nem protegem o homem dos ataques de Satanás.

Esse exemplo de Eunice e de Lóide deve ser observado, e servir de reflexão a todas as mães de nossa igreja. Tanto Eunice como Lóide eram fiéis a Deus. Sempre encontraram dificuldades para congregar, e cultuar ao Senhor Jesus Cristo, todavia, jamais deixaram que os problemas e a barreiras culturais, religiosas e políticas interferissem em sua regra de fé. Elas eram crentes em Jesus Cristo e conduziram Timóteo no caminho da salvação, de modo que, o menino cresceu no temor do Senhor e se fortaleceu na graça e no conhecimento de Cristo vindo a ser um dos grandes expoentes do Novo Testamento, muito útil para Paulo e para a igreja que caminhava com as maiores barreiras jamais vistas no mundo.

Quero neste dia parabenizar a todas a mães evangélicas e não evangélicas, as crentes em Jesus Cristo e as não crentes, pelo seu lindo dia. Que as bênçãos do Senhor nosso Deus, recaiam sobre vossas cabeças e respinguem vitoriosas na vida de seus filhos e esposos. Amém!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook