Atenção Para o Toque de Despertar!

“Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá” (Efésios 5.14).

Várias são as passagens na Bíblia em que Deus procura despertar o homem para que realize alguma Obra ou execute algum trabalho específico. Até hoje, o Senhor não tem deixado o ser criado e que muito ama, andar errante, sem rumo e sem algum propósito espiritual, mas o tem guiado pelo caminho da verdade e da justiça.

Balaão, filho de Beor, era um profeta do Senhor, porém, recebeu proposta de Balaque, rei dos moabitas, que lhe ofereceu penhores, para que ele amaldiçoasse a Israel. Balaão, por sua vez, deixou-se levar pelas ofertas grandiosas do rei ímpio e precisou ser exortado pela jumenta que montava; só depois de ter o pé machucado e o animal deitando-se sobre si, além de ter falado diretamente com ele, é que o profeta veio a se despertar: “então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho, e a  sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face” (Nm 22.31).

Em sua profecia, Balão diz, referindo-se a Israel: “…quem o despertará?”…e precisou ser exortado pela jumenta que montava; só depois de ter o pé machucado e o animal deitando-se em cima dele e também ter falado, é que o profeta despertou: “Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face” (Nm 22.31).

Em sua profecia, Balaão diz, referindo-se a Israel: “… quem o despertará?…” (Nm 24.9) – O único que tem esse poder para despertar o homem é o Senhor da Glória. Ele exalta e usa todo aquele que estiver despertado. Deixe hoje mesmo o Espírito Santo entrar em teu coração para promover em seu interior um verdadeiro despertamento.

Quando o Senhor usou o profeta Isaías para falar a Israel que despertasse, o fez com amor e autoridade, fazendo-o relembrar os tempos em que o povo era temente e vivia sob a proteção do altíssimo: “Desperta, desperta, veste-te de força, ò braço do Senhor; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas.” (Is 51.9).

Paulo, o apóstolo dos gentios, ao exortar os irmãos de Roma disse: “… conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono…” (Rm 13.11). Esta mesma palavra nos serve de alerta, é na verdade hora de tomarmos uma posição diante de Deus, visto que já está sendo ouvido o toque de despertar, vindo do céu. Despertar do cansaço, da fraqueza, da falta de ânimo, da indisposição para fazer missões, evangelizar, cuidar mais de si mesmo e do semelhante, tudo fazendo para que o reino de Deus cresça e seja próspero.

Assim procedendo, vamos juntos sermos despertados e avivados para o bom uso do Espírito Santo de Deus. Dê atenção do toque de despertar que está sendo ouvido por todos aqueles que são espirituais e têm o coração na obra de evangelização.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook