Quando a glória de Deus desaparece da vida de uma pessoa

“E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido.” (1 Samuel 4.21).

 

Icabode significa em hebraico “Foi-se a glória”. Nome dado ao filho do sacerdote Finéias, neto do sumo sacerdote Eli, o qual nasceu de parto difícil, onde sua mãe acabou falecendo. O nome foi dado porque na batalha de Israel com os Filisteus, estes, além de ganharem a peleja, levaram consigo, também a arca do concerto. Na ocasião morreram Eli e seus dois filhos.

É extremamente constrangedor quando a glória de Deus, chamada de Shequináh, desaparece da vida de um homem ou de uma mulher que servem ao Senhor. Quando esta glória desvanece no homem interior, então, esta pessoa pode se considerar morta espiritualmente falando. A Shequináh de Deus é a glória do Todo Poderoso no coração de cada crente. A glória de Deus, nada mais é do que a presença excelsa de Cristo e do Espírito Santo no interior do crente em Jesus. Quando este, perde essa glória, então, dizemos que ele está morto espiritualmente.

Não são poucos os fatores que afastam o cristão da glória de Deus. Como exemplo temos, a multiplicação e a prática constante do pecado, levando o homem a negar o nome de Jesus e a cometer inúmeras iniquidades contra seu próprio corpo e contra o seu semelhante são motivos para afastar de si a glória de Deus.

Quando a glória de Deus deixa de habitar no homem, outra força se apodera dele, a força do mal, que provoca fraqueza espiritual e tira a alegria da salvação do coração de quem pratica a maldade.

Só há uma maneira da glória de Deus tornar a habitar no coração daquele que a perdeu: se arrependendo de seus pecados, confessando-os e deixando a prática iníqua e se voltando novamente para o caminho da salvação, como fez Davi (Salmos 51).

Se você deixar o Espírito Santo transformar sua vida e lhe purificar com o Sangue do Cordeiro, então, a glória de Deus voltará a fluir em seu ser. Volte hoje mesmo para Deus! e permita que Ele te encha de Sua Shequináh.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook