Inteligência versus a fé

“E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” (Lucas 2.47).

 

Inteligência e fé são duas palavras fortes na Bíblia e andam juntas sem que uma atrapalhe a outra. Com a inteligência o homem alcança tudo o que ele necessita debaixo do sol, porém, com a fé ele poderá alcançar o sobrenatural mediante a permissão do Senhor Deus Todo Poderoso.

As coisas impossíveis se alcançam pela fé. A Bíblia diz: “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões.” (Hebreus 11.33). É assim mesmo, somente pela fé se consegue algo que não está ao nosso alcance. Com a inteligência, o conhecimento da ciência e a capacidade humana podemos alcançar muitas coisas neste mundo, mas a impossíveis somente pela fé.

Paulo escrevendo aos romanos disse: “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.” (Romanos 4.16). Deus tem bênçãos para você. Estude, se prepare, se capacite, use a sua inteligência e alcance tudo que estiver debaixo do sol, porém, somente pela fé você alcançará o impossível de Deus.

Com inteligência os discípulos se fizeram ao mar e com seus equipamentos de pesca fizeram externaram toda a sua experiência de pescadores, pois eram experimentado no oficio, porém, terminada a noite e chegado o amanhecer, nada pescaram. Então, entra Jesus em cena e lhe fala da fé. Jesus os convida ao mar alto e depois de lhes ensinar as Escrituras, mandou que lançassem as redes e o resultado foi surpreendente, pegaram tanto peixes que quase foram à pique: “

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” (Lucas 5.4-6).

Ponha a sua fé em Cristo. Não confie somente em sua inteligência, sua capacidade e experiências de vida. Movimente a sua fé, exerça-a com esperança e amor (1 Co 13.13). Amém!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook