Buscando a Deus fielmente

“Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia alguém que tivesse entendimento e buscasse a Deus” (Salmos 53.2).

O rei Davi certa vez mandou Asafe louvar ao Senhor e lhe entregou um de seus salmos que dizia: “Buscai o Senhor e a sua força; buscai a Sua face continuamente” (1 Crônicas 16.11). Muitos até ensaiam a buscar a Deus, mas diante da primeira investida do inimigo ele recua, desanima e abandona pouco a pouco essa linda prática. No referido salmo, Davi manda que busquemos a face do Senhor continuamente.

Abençoados, não são muitos. Por que? Porque não buscam de verdade a face do Senhor. Quando Deus apareceu a Salomão, pela segunda vez, lhe disse: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14). Todas essas promessas podem acontecer em nossas vidas, desde que busquemos fielmente a face do Senhor.

Buscar a Deus de qualquer maneira é uma prática que não agrada ao Senhor. Certa vez, o profeta Jeú, repreendeu o rei de Judá, Josafá e lhe disse: “Boas coisas, contudo, se acharam em ti, porque tirastes os bosques da terra e preparaste o coração para buscar a Deus” (2 Crônicas 19.3).

É lastimável quando o cristão não realiza coisas dignas de arrependimento e promove o reino de Deus, porém, é buscando ao Senhor que as portas se abrirão para entrar as bênçãos do Senhor.

Davi, no Salmo 24, reconhece que o limpo de mãos e puro de coração, recebe ricas bênçãos do Senhor, e a geração que assim procedem são na verdade os que buscam de fato à face de Deus.

Há um grupo que cresce dia após dia, confiando unicamente nos valores humanos, nas leis e riquezas materiais, todavia, se esquece de buscar ao Senhor como manda as Escrituras. Para estes, diz o Senhor Deus: “Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos! Tem confiança em carros, por que são muitos e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos, e não atentam para o Santo de Israel e não buscam ao Senhor” (Isaías 31.1).

A ordem de Deus é para que o busquemos enquanto é dia, porque a noite vem quando não podemos acha-lo. O profeta Isaías em seu livro nos admoesta: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6). É preciso que o homem tome uma posição em sua vida e busque o Senhor de todo o seu coração. Deus diz em sua Palavra que o cristão só o encontra se o buscar de todo coração: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13).

Jeremias em suas lamentações diz: “Bom é o Senhor para os que se atem a Ele, para a alma que o busca” (Lamentações 3.25). Sim, o Senhor é bom e por isso você deve buscá-lo alegremente, não somente nas horas de angustia (Oséias 5.15), mas em todos os momentos de nossa vida, como diz o salmista Davi: “Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam, constantemente, os que amam a tua salvação. Engrandecido seja o Senhor” (Salmos 40.16).

Não deixe de buscar a Deus diariamente. Faça isso e seja feliz!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook