“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” (Êxodo 16.4).

Neste ano de 2018, creio que muitos concursos irão se abrir em vários Órgãos do Governo, a fim de completar as inúmeras vagas que estão faltando no Serviço Público. Trata-se de uma maneira de provar as pessoas se elas têm ou não capacidade para enfrentar as futuras funções e cargos à disposição da comunidade.

Sempre que posso, incentivo as pessoas a se prepararem melhor para enfrentarem as baterias de provas, cujos conteúdos são motivos de editais espalhados por todo o Brasil. É muito bom quando alguém estuda, se prepara bem e no fim é aprovado com êxito e mérito num concurso público.

Da mesma maneira ocorre na vida espiritual. Enquanto Satanás tenta as pessoas, Deus as prova para saber se elas estão ou não dispostas a pagarem um preço no porvir. Se essas pessoas que se dizem crentes em Jesus Cristo, são ou não, cumpridoras fiéis da Palavra de Deus.

O Senhor disse a Moisés que iria provar o povo para saber se ele andava ou não na lei que Ele havia dado a seu servo Moisés no Sinai. Hoje, acontece de igual maneira, pois o Senhor Deus continua a provar os seus filhos e filhas através das muitas provações desta vida. Uns são que nem a semente que caiu entre os espinheiros, que chegam até mesmo a crescerem, mas vêm as lutas e as provações deste mundo e eles acabam por negligenciarem a oportunidade dada por Deus e voltam ao mundo novamente: “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lucas 8.14,15).

Graças a Deus que alguma semente caiu em boa terra e esta é aquela que passa pela prova, pela luta, mesmo com dificuldades, mas glorificando ao Senhor Jesus Cristo e se torna vitoriosa.

Este ano é um ano de provas. Saiba que, como crentes em Jesus, iremos passar por elas, porém, somos mais do que vencedores em Cristo, para isto só devemos exercer a nossa fé em Deus.