“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” (Provérbios 17.22).

É muito prazeroso quando a alegria chega ao coração e ali permanece continuamente, dando adeus a toda e qualquer tristeza da alma. Ser alegre é um privilégio de todo cristão, bastando tão somente ter comunhão com o Espírito de Deus, o Espírito Consolador e que nos dá alegria. O salmista diz: “Tornaste o meu pranto em folguedo, desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria.” (Salmos 30.11). É assim que Jesus Cristo faz com aqueles que o aceitam e fazem a Sua vontade.

Semana passada, fui tentar tomar a vacina contra a febre amarela e o agente de saúde me informou que eu já estava imune e que não precisaria mais tomar a vacina, mesmo tendo o registro de que a havia tomado a cerca de dez anos atrás.

O que eu quero dizer com isso? É que algumas pessoas estão morrendo porque tomaram a vacina, e não necessitariam tomá-la, porém, devido o medo e a tensão causada pelo surto de mortes e muitos irem viajar para áreas tidas e havidas como de risco, estão se precavendo e com isso a correria está sendo grande nos postos de vacinação.

É preciso que a medicação tenha o acompanhamento médico. Há inúmeras pessoas que se automedicam e às vezes excedem na dosagem e acabam passando mal e outras chegam a falecer. O remédio na dosagem certa traz benefício, mas ao contrário, pode ser um grande problema para a saúde.

Na vida cristã acontece o mesmo. As pessoas ao lerem e meditarem na Bíblia ou tiram dela coisas de menos ou coisas demais. A Bíblia não precisa de remendos, nem de interpretações além daquilo que está revelado e comprovado pelas regras da hermenêutica. Há muitas pessoas que não conseguem se enquadrar na medida certa que a Bíblia exige, e outros há que só se utilizam dela para tirar somente o que agrada ao seu coração, por isso, não usam nem ela em sua totalidade, mas se alimentam daquilo que está contido nas “caixinhas de promessas”.

É preciso que cada cristão tome da fonte sagrada na dose certa. Não queira interpretá-la nem para mais e nem para menos. Saiba que há muitas coisas que não foram reveladas ao homem e por isso, temos que nos contentar, não inventando nada e nem dizendo que “Deus me revelou”. Tome o remédio na dose correta e terás saúde. Tome da fonte sagrada na dose certa e terás saúde espiritual para ti e para os seus familiares e quem de você se aproximar buscando saber mais de Deus. O coração alegre é como um bom remédio, diz as Escrituras.