“E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Eutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.” (Atos 20.8-10).

Paulo havia se juntado com seus discípulos e os crentes de Trôade, interessados em ouvi-lo e naquele dia celebravam a Santa Ceia do Senhor (“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” (Atos 20.7), o culto demorou de verdade, e durante o sermão de Paulo, que foi excessivo, a fim de explanar as Escrituras e falar de Jesus Cristo, um jovem caiu do terceiro andar do local do culto e a correria foi grande.

Algumas coisas são prejudiciais à saúde espiritual, tais como: deixar de ir aos cultos, não participar ativamente da Escola Bíblica Dominical, tão edificante e essencial para quem quer crescer no conhecimento e na fé cristã; deixar de se envolver nas variadas atividades que a igreja promove e executa ao longo do ano; deixar de orar com frequência em casa e também nos grupos de oração da congregação onde você congrega; deixar de pregar e exercer o amor cristão; não ter interesse pelas coisas de Deus, nem reverência quando está participando de um culto de louvor e adoração ao Senhor, em fim, são muitas coisas que são vitais para se manter espiritualmente bem e fazer a vontade de Deus.

Estamos iniciando o ano e cada crente em Jesus Cristo precisa fazer um propósito com Deus de modo a se manter avivado e cheio de fé e disposição o ano todo. Quando participamos ativamente dos cultos, absorvendo todas as palavras que o Senhor fala a você, quer seja exortação ou mesmo admoestação, então, dificilmente você dormirá durante o mesmo. Mantenha-se alerta e desfrute da boa e agradável Palavra de Deus que é pregada e ensinada durante os cultos. Amém!