Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus!

“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” (Eclesiastes 5.1).

A igreja Primitiva teve inicio nas casas dos crentes. As famílias abriam seus lares para permitirem aos irmãos se reunirem o cultuarem ao Senhor Jesus Cristo, não havia templo como nos dias de hoje.

Multidões e multidões agregavam-se todos os dias a fim de cultuarem ao Senhor e a necessidade de se construir um local apropriado foi logo posto em prática o qual se chamou de templo e, hoje, mais comumente é chamado de igreja.

Para melhor andamento dos cultos de louvor e adoração a Deus, o crente precisa observar alguns procedimentos que são importantes para que tudo no culto corra bem: – chegar alguns minutos antes do inicio dos trabalhos. É uma prática salutar, pois você irá ter a oportunidade de conversar, cumprimentar e também tomar ciência de alguma novidade edificante, além de participar de alguns momentos de intimidade com Deus, pois é bom orar ao Senhor antes da abertura do culto; – Não faça barulho, não converse alto, nem arraste os pés ou pise firme com os saltos dos sapatos, a fim de não tirar a atenção de quem esteja de joelhos orando ou esteja concentrado em algo espiritual; – Não entre no templo se o dirigente ou outro obreiro estiver fazendo a leitura bíblica. Caso o pregador já tenha iniciado sua homilia, entre discretamente sem emitir som ou tirando à atenção de alguém que esteja cultuando, porquanto, agindo assim você estará dando exemplo de pessoa reverente ao Senhor; – Evite sentar-se nos últimos bancos ou nas extremidades dos mesmos quando ainda se tenha tantos lugares para serem preenchidos; – Quando se chegar à casa de alguém, sempre falamos com os donos e, ou o responsável pelo lar. Então, quando você chegar ao templo para cultuar, não esqueça fazer a sua oração ao Senhor e lhe agradecer pela vida, pela salvação, e se possível, antes mesmo de pedir algo para si, interceda por alguém necessitado e também, pelo pastor da igreja e sua família. Crie esse hábito, pois ele é muito prazeroso; – Durante os cultos evite chamar à atenção de quem esteja à sua frente, atrás e dos lados, com alguma coisa eletrônica, tipo tablete ou celular. Aprenda a ser reverente, evite conversas desnecessárias e seja o exemplo dos fiéis. Procure passar parte boa parte do culto em espirito, pois isso é agradável ao Senhor; – Não deixe de trazer os seus filhos para o culto, porém, é importante que, desde cedo eles sejam ensinados a cerca da reverencia ao Senhor e, também, de como se comportar durante os trabalhos ali realizados; – Não dê celular para seu filho durante o culto na igreja; – Faça todo o possível para não sair do templo antes da bênção apostólica, pois ela é que indica que o culto terminou; Jamais deixe de participar do culto. Não vá ao templo para “assistir ao culto”, mas para fazer parte dele e para isso você deve chegar cedo para o inicio, onde todos oram, louvam, fazem juntos a leitura da Palavra de Deus, contribui com sua oferta, e pacientemente, contribui para que o culto seja uma bênção para você e para os demais cooperadores.

São sugestões como essas que, sendo bem observadas pelos crentes, certamente, os cultos transcorrerão debaixo da bênção e da unção do Senhor nosso Deus. Faça a sua parte e Deus, fará a dEle! “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus…”.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook