Tal como uma árvore plantada junto às águas

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1.3).

O salmista ao descrever a felicidade dos justos ele diz que são bem-aventurados os justos que não andam segundo o conselho dos ímpios. Andar conforme a orientação de quem não teme ao Senhor dos Exércitos é de fato uma tremenda loucura, pois como ser aconselhado acerca das coisas celestiais e espirituais por alguém que não se conhece por dentro e nem tem uma vida de piedade na presença de Deus?

O salmista exalta o homem que não se detém no caminho dos pecadores, ou seja, que não perde o seu tempo impressionado com a vida de devassidão e pecado levada pelos ímpios que optaram pelo caminho largo e atrativo que o mundo oferece.

Quem conhece a Deus e se encanta com os conselhos de pessoas que não tem compromisso com Cristo precisa ter muito cuidado a fim de não se afastar de vez do centro das bênçãos celestiais. Quem faz essa escolha o salmista diz que acabará se assentando na roda dos escarnecedores, e quando ele cai neste estágio é muito difícil a restauração da alma.

O salmista enaltece o homem que foge desse envolvimento com os injusto e se refugia na meditação da Sua Palavra, de dia e de noite. A meditação nas Escrituras torna o homem mais quebrantado, mais espiritual e entendido das coisas que são de cima. Quem pratica a meditação na Bíblia, é alguém feliz, bem-aventurado e certamente, alcançará a vitória para as batalhas diárias da vida.

O salmista compara o homem bem-aventurado a uma árvore plantada junto ao ribeiro de águas. Um árvore nestas condições não morre com facilidade, nem se resseca quando vem o calor, nem se abala com os ventos fortes e tempestuosos. Suas folhas em qualquer estação do ano estão sempre verdes.

De igual maneira é a vida daqueles que confiam no Senhor e na Sua Palavra medita dia e noite, ou seja, dará bom testemunho e fará a obra a tempo e a fora de tempo, sempre abundante na obra do Senhor, além de ter sua vida próspera, porquanto, tudo fizer prosperará.

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook