Chega de escolhas erradas, faça pelo menos uma certa

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa (escolhemos) serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Falar sobre escolha não é tão fácil assim, porém, com a ajuda do Espírito Santo tudo fica mais claro e objetivo. Jesus certa vez disse aos seus discípulos: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades, e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda” (João 15.16).

A passagem bíblica de João, o evangelista, nos faz entender uma realidade: o cristão precisa dá frutos. Abre também o nosso entendimento para absorver inúmeras lições espirituais, porquanto a metáfora da videira tem uma lição fundamental: o cristão precisa dá frutos e neles crescer.

O cristão deve produzir frutos e neles crescer: dá frutos “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” (João 15.2)); Mais frutos “ … dê mais fruto” (João 15.2); Muitos frutos “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15.8) e frutos que permaneçam “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”(João 15.16).

Essa exigência de produzir frutos, mais frutos e muitos frutos é para os que foram escolhidos quando aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Porquanto, quem não assim procede é porque não tem valorizado a escolha de Jesus Cristo, chamando-lhe para uma grande obra. Valorize o chamado de Cristo e crumpra o IDE do Salvador.

O verdadeiro discipulo de Jesus é aquele que permanece firme na videira verdadeira, Cristo e também pruduz muitos frutos. Isso é prova de nosso amor por ele: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim”(João 15.4). Que escolhas você tem feito em sua vida? Jesus ao fazer uma escolha sensata Ele nos escolheu para sermos seus amigos: “Já não vos chamei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”(João 15.15).

É muito bom ser amigo de Jesus. Eu traduzo a escolha certa como sendo uma boa escolha. Há dois tipos de escolhas que o homem pode fazer: a certa e a errada. Quem quer ter êxito em suas escolhas, o primeiro passo é aceitar a Cristo como Salvador.

Quando o homem aceita a Cristo, ele passa a ser orientado pelo Espírito Santo. As nossas escolhas, a partir de então, não serão feitas de qualquer maneira, mas segundo a vontade do Senhor. Quem não assim procede é porque gosta de tomar decisões segundo o curso do coração e por isso não são bem sucedidos em suas escolhas.

Cuidado!, pois uma escolha errada pode trazer problemas de todas as ordens e, para o resto da vida. Quando Deus criou o homem ele o capacitou para fazer escolhas e tomar decisões. Ele deu ao homem o livre arbítrio. Há dois tipos de escolhas que o homem pode fazer: A escolha certa e a errada.

Todas estas duas escolhas estão ao nosso alcance. A escolha certa, eu traduzo por ser a BOA ESCOLHA – é aquela que Deus espera que cada um faça, quer seja no contexto social, sentimental, material, ou mesmo espiritual. Josué fez uma escolha certa, uma boa escolha. Rute a moabita fez uma escolha certa, uma boa escolha: “… a onde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus…” – (Rute 1.12-18). A escolha errada – é aquela que o homem faz sem consultar a Deus e por isso paga um preço muito alto e às vezes deixam séquelas por muitos anos. Chega de escolhas erradas, faça uma certa!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook