Levanta-te e Fazes a Obra

“Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há número, e o Senhor seja contigo.” (1 Crônicas 22.16).

O grande segredo capaz de tornar o cristão fiel uma bênção nas mãos de Deus, ou seja, uma pessoa vitoriosa em sua vida consiste, em primeiro lugar, se levantar e fazer a obra que o Senhor Jesus Cristo lhe confiou.

Davi, o rei de Israel na sua velhice chamou a seu filho Salomão e lhe participou o que o Deus de Israel houvera lhe comunicado a cerca da construção do Templo para adoração do povo judeu. Em sua fala ele disse: “Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo; e prospera, e edifica a casa do Senhor teu Deus, como ele disse de ti.” (1 Cr 22.11).

Davi pediu para Salomão: Prudência e entendimento, além de instrução para ele conduzir bem o povo de Israel (1 Cr 22.12). Davi tinha plena confiança em seu filho Salomão e sabia que ele iria construir um templo digno, onde o Senhor iria manifestar a Sua Shequináh.

O velho monarca foi bem claro em suas palavras. Ele disse a seu filho que a prosperidade seria uma constante em seu reino, porém, ele como líder e filho de Deus deveria guardar os estatutos que o Senhor deu a Moisés seu servo.

O filho de Jessé sabia que as nações limítrofes a terra de Israel estavam crescendo e se fortificando a cada dia, e a mensagem a Salomão não seria outra senão para ele se esforçar e ter bom ânimo, não temendo o que poderia lhe fazer o homem, e também para não se apavorar na hora em que os inimigos de Israel se levantasse contra os judeus, todavia, ele deveria confiar em Deus unicamente (1 Cr 22.13).

Davi conhecia e tinha intimidade com o seu Deus. Seu coração estava firmado na Rocha e ele tinha esperança na vinda do Messias, vaticinado pelos profetas para remir a seu povo e procurou passar essa sua fé, a esperança e o amor verdadeiro que ele cantou em seus salmos para seu filho que reinava em seu lugar: “Porventura não esta convosco o Senhor vosso Deus, e não vos deu repouso por todos os lados? Porque tem entregado na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o Senhor e perante o Seu povo” (1 Cr 22.18).

O grande segredo para a vitória completa do reinado de Salomão estava relacionado em ele ter que buscar ao Senhor (1 Cr 22.19) e, colocar no novo Templo a arca do concerto do Senhor, símbolo da presença de Deus entre o povo.

Nada mudou daqueles dias até hoje. As gerações, sem dúvida mudaram, mas a maneira de Deus agir no meio do Seu povo continua igual. Aliás, “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.

Quem quiser obter sucesso em sua vida precisa tomar uma decisão, a de se levantar e fazer a obra que o Senhor tem lhe confiado. Se tudo está dando para trás em sua vida e de sua família é porque você não tem obedecido ao IDE do Senhor. Se ele colocou em suas mãos algo para fazer é porque Ele confia no seu trabalho, na sua espiritualidade e na sua maneira de buscá-lo. Davi tinha todos os defeitos que nós temos, mas ele sabia como agradar ao Senhor. Ele sabia se colocar diante de Deus e ele não recuava diante dos obstáculos e dos desafios, é tanto que foi taxado como o homem segundo o coração de Deus.

Levante-se e faça a obra que Deus te mandou realizar e seja uma bênção!

Pr. Orcélio Amâncio

Pr. Orcélio Amâncio

José Orcélio de Almeida Amâncio é o atual pastor presidente da igreja Evangélica Assembleia de Deus, igreja do Novo Milênio, localizada no Núcleo Bandeirante, Brasília DF. O pastor Orcélio é formado em letras(português-hebraico) pela universidade Estadual do Rio de Janeiro, é Bacharel em teologia, realizou o curso na escola de preparação de obreiros evangélicos (EPOE), no Rio de Janeiro, onde foi coordenador do ensino por seis anos; também, possui o curso básico de teologia da FATAD, em Brasília, durante dez anos, lecionou ali a língua hebraica e variadas disciplinas teologicas. É pós-graduado em docência do ensino superior pela faculdade Albert Einstein (FALBE) de Brasília DF.

Comentários no Facebook