“Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou” (Ex 14.3)

O verbo transitivo desorientar tem um significado distinto: fazer perder, ou perder o rumo, a direção. Conviver com um avanço tecnológico variável, continuamente, onde os produtos lançados no mercado em um mês tornam-se obsoletos no mês seguinte, deixa qualquer ser humano desnorteado, ou melhor, sem direção, sem rumo.

Minha orientação aos diletos irmãos em Cristo e demais leitores é para não se deixarem envolver com os negócios desta vida, onde todo e qualquer embaraço poderá ser capaz de fazer-lhe mudar ou perder de vez o Norte da vida, o alvo, os objetivos tanto materiais como espirituais. Estes últimos devem ser preservados para a eternidade, logo, o cuidado tem que ser redobrado e só se consegue isso com vigilância.

A Bíblia é uma grande fonte de orientação para o cristão. Tal como a bússola é para o navegador, assim a Bíblia é para os que creem em Jesus Cristo. Todo salvo em Jesus que procura andar na direção e orientação do Espírito Santo, jamais poderá deixar de buscar nas Escrituras Sagradas o seu alimento diário e o Norte para a sua vida.

Quando te sentires desnorteado, sem saber que rumo tomar na vida, lembre-se que a Palavra de Deus é rica e eficaz, capaz de fazer você retornar ao rumo certo, ou seja, dar 180 graus e mudar de direção.

O que está afligindo a sua vida hoje? O que tem te deixado tão preocupado assim nesses últimos dias? Será que você já fez uma alta avaliação, de como está seu mundo espiritual, o homem interior?

E ai, chegou a alguma conclusão? Será que não falta uma maior intimidade com o Espírito de Deus, com seus irmãos e sua igreja que tanto lhe ama?

Faça um balanço hoje mesmo e veja se o rumo que você está seguindo te conduzirá à presença de Cristo ou mesmo aos objetivos espirituais que o Espírito Santo tem te falado. Será que a decisão que você tomou ou vai tomar é na verdade do agrado e da vontade do Senhor nosso Deus? Saiba uma coisa: “Deus te abençoe e te guarde e faça resplandecer o teu rosto…”

Não permita que o Faraó que anda ao nosso redor diga que você anda desorientado. Saiba que você é servo, é serva de Deus.

Os que estão em Cristo nova criatura é e jamais podem perder o rumo da vida e das coisas que empreendemos realizar. Não andeis desorientado!