“O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez… Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3.8-10).

O estado espiritual do povo de Israel não era dos melhores. Fazia era tempo que não se ouvia falar em revelação divina e muito menos alguém ouvir a voz de Deus.

Nesses tempos modernos, onde tudo acontece de maneira “on line”, e numa velocidade incrível, muitos não têm tempo para o Senhor nosso Deus. Alguns, até se esforçam para buscarem ao Senhor, mas quase sempre são aqueles que estão atravessando algum tipo de crise, e o coração está angustiado, dorido e pesado de tantas decepções. Esses tais, até conseguem sair da crise, mas logo, logo esquecem-se do Senhor novamente.

Nos dias de Eli, sumo sacerdote em Israel, a situação espiritual de sua casa, e do povo, era a pior possível. Seus dois filhos Hofini e Finéias eram os sacerdotes e estavam vivendo uma vida de promiscuidade e pecado, e Deus não estava nada satisfeito.

Samuel estava com Eli desde que desmamou. Ana, mesmo sentindo muitas saudades e tendo que ficar com o coração choroso, ela entregou o menino para servir exclusivamente a Deus. Foi na casa de Eli que ele cresceu e aprendeu sobre o Deus de Israel. Samuel cuidada de tarefas ligadas ao templo. Samuel ouviu a voz e a orientação do Senhor. Por três vezes Samuel correu para o endereço errado, para Eli quando o Senhor lhe chamou. Porém, depois da sábia orientação do Juiz Eli, ele ficou no endereço certo e, então, ouviu a voz do Todo Poderoso.

Eli, mesmo estando em falta com Deus, e este, o tendo rejeitado, não deixou de orientar a Samuel a ouvir Deus. Eli sabia perfeitamente que era o Senhor que queria falar com o jovem. Entendeu ele que o seu ministério e o seu ofício de juiz chegara ao fim, porquanto, estava diante dele o futuro sumo sacerdote e juiz de Israel.

Não entrou no coração do velho sacerdote a inveja e nem o ciúme, mas com alegria e sabedoria soube orientar a Samuel para permanecer no mesmo lugar quando Deus lhe falasse novamente. É muito gratificante quando Deus nos fala e entendemos perfeitamente o que Ele quer que façamos. Você tem ouvido a voz de Deus? Você tem compreendido o que Ele quer para a sua vida? Você sabe reconhecer a voz de Deus? Saiba que Ele quer falar contigo. Quando Ele falar, lhe diga: “Fala Senhor, que o teu servo te ouve!