“Assim, pois, as Igrejas em toda a Judéia e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo” (Atos 9.31).

A meu ver o que faz uma igreja se destacar das demais é sem dúvida a operação do Espírito Santo entre os seus Membros. Igreja assim, pode ser chamada de igreja vitoriosa, poderosa, que está desfrutando das bênçãos do Senhor Jesus, cheia do Espírito Santo, etc.

Igreja com estas características está crescendo em número de membros, os quais demonstram alegria de espírito e são constantemente despertados pelas mensagens pregadas, de modo a viverem num ambiente de intenso avivamento espiritual. Ela consegue atrair a muitos e gozar de ótimo respeito entre as demais coirmãs; ela consegue triunfar em tudo e as portas do inferno não prevalece contra ela.

As igrejas no período apostólico apresentavam alguns valores notáveis: tinham paz, eram edificadas, cresciam em número de membros e com isso Deus cooperava com elas, visto que andavam no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

Igreja triunfante, vitoriosa é aquela que prega a Palavra de Deus, estende suas estacas para a evangelização e ensina aos seus membros conforme está preconizado na Bíblia Sagrada.

Não adianta um esforço sobrenatural da liderança em promover cultos de edificação espiritual e ensino da Palavra, sem a participação viva da igreja. Esta, tem que se esforçar para observar o que ouviu, não sendo somente ouvinte, mas cumpridora das verdades pregadas.

Quando a igreja é despertada, avivada e disposta, põe em evidência as visões celestiais; evangeliza com alegria e entusiasmo, ama missões e não deixa de assistir aos necessitados, cria um ambiente harmônico e salutar, todos se amam de verdade e os irmãos vivem um para o outro, de modo que tudo que é feito é para honra e glória do Senhor Jesus Cristo. Aleluia!.

Numa igreja com esse clima, não se vê falha em ninguém, o pastor é uma bênção, o ministério transforma-se num exército de soldados fiéis e íntegros, os coristas conseguem ser os mais entoados do mundo, as crianças as mais bem comportadas, os músicos os mais afinados, enfim, tudo é motivo de alegria e prazer sem igual, ou seja, não há tempo ruim e nem culto frio ou sem graça.

A igreja vitoriosa se completa quando consegue praticar o evangelho pregado. Ela o faz através das obras sociais. A igreja de Antioquia praticou o verdadeiro Evangelho de Cristo. Em Atos 11, lemos que ela juntou ofertas e outras contribuições para enviar às igrejas na Judéia, que estavam passando por dificuldades econômicas.

Assim, amados em Cristo, precisamos nos esforçar para vivermos um evangelho mais pragmático e com isso recebermos de Deus a recompensa completa, não somente aqui na terra, mas muito mais no porvir. Juntos, certamente, faremos uma grande obra para Deus, creia nisto.