“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5.4).

Tudo que é nascido de Deus vence, de fato, o mundo. Essa verdade parece não ser compreendida por muita gente inteligente de nossa sociedade. Não sei como as pessoas desse mundo não conseguem enxergar algo tão óbvio, verídico e comprovado pelo testemunho que a própria Bíblia Sagrada dá ao longo dos séculos.

Do Senhor Jesus Cristo vem a vitória. Paulo já dizia: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15.57). Ora, se estamos nEle e ele em nós, com certeza vamos desfrutar do seu amor, da sua proteção e da sua excelsa presença em nossas vidas, de modo, que passaremos a ser mais do que vencedores nEle, que é o autor e consumador da nossa fé.

A Palavra de Deus é maravilhosa ao afirmar em várias passagens que a vitória de nossas vidas pertence a Ele, porquanto, Ele é que criou os céus, a terra e dEle e para Ele são todas as coisas visíveis e invisíveis: “Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.” (1 Crônicas 29.11).

Há algumas pessoas que são envolvidas por inúmeros incidentes, acidentes e momentos de intensas derrotas. Não conseguem passar um período longo debaixo da imensa proteção divina, mas estão com frequência debaixo do sufoco, da luta, da tribulação e das dificuldades e crises que se instalam em sua vida. Por que tudo isso está acontecendo? Porque as derrotas e os fracassos são maiores do que as vitórias?

É preciso acender, de fato, a luz vermelha. Faz-se necessário buscar a Deus, consulta-lo para saber o porquê de tudo isso. Por que você não consegue sair dessas crises constantes? Deus deve ser consultado imediatamente.

Israel, nos dias de Josué foi derrotado por um povo praticamente sem Exército nenhum, e eles não entenderam o porquê, mas depois de consultarem ao Senhor, descobriram que um soldado havia desobedecido as ordens de Deus, e lançou mão do anátema, do despojo que o Senhor disse para não pegar.

A crise foi instalada, a rotina de vitórias deu lugar a de derrota e dores. Muitos morreram por causa do pecado. Só voltaram a serem vitoriosos quando o pecado foi descoberto e o faltoso punido duramente diante de Deus.

Reflita um pouco sobre suas derrotas, suas crises e dificuldades para vencer. Será que vai tudo bem contigo? Com a tua família? Você é que tem que responder para Deus. Veja o que diz a Bíblia: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”. Então, exercite a fé, ponha ela em evidencia, lute por ela, faça ela crescer diante dos seus problemas…