“E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” (Mateus 8.19).

A fé é a fonte de bênçãos da relação do homem com Deus. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. O Senhor se alegra e abençoa a todo aquele que age por fé, que vive pela fé.

Abraão foi o patriarca marcado por atitudes de fé. Ele obedeceu ao chamado de Jeová, pela fé. Ele saiu de sua terra e do meio de sua parentela por fé, atendendo assim ao pedido de Deus para ir habitar numa terra distante, que “manaria leite e mel”.

Josué, o grande general hebreu, depois que substituiu a Moisés, conduziu o povo de Israel a conquistar Canaã, a terra prometida. Pela fé ele disse no final de sua jornada: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Pela fé Josué escolheu servir ao Senhor Deus todo Poderoso.

Jesus depois de ter regressado do monte onde pregara o mais profundo sermão de todos os tempos, entrou em Cafarnaum e operou a cura do servo do centurião, um dos maiores milagres registrados nas Escrituras Sagradas. Apesar de sua origem romana, o centurião, era um homem bom, que procurou a fonte certa, demonstrando assim seu grande amor por seus subordinados. É muito comovente quando encontramos alguém que usa de humanidade para com seu semelhante. Um líder que amava os judeus.

O oficial romano se aproximou de Jesus numa atitude de amor, desprendimento e grande fé, porquanto, ele cria que se Jesus só precisaria dizer uma palavra para seu criado ser salvo. Ele disse a Jesus que não era digno de que Ele, o Salvador Eterno, entrasse em sua casa, todavia, seu lar não estava em inteira santidade para receber o Filho de Deus. E Jesus motivado por tamanha palavra de fé, ordenou que a enfermidade saísse do servo do Centurião, acontecendo então, o maravilhoso milagre.

Quantos milagres não acontecem mais em sua vida, meu amigo e meu irmão? A razão de tudo isso é que a sua fé tem sido abalada pelas intempéries dessa vida. Você deixou que a sua fé fizesse naufrágio ao primeiro vendaval espiritual, porém, Deus quer te renovar e restaurar a sua vida, bastando tão somente você crer e tomar uma atitude pela fé: levantar-se! Saiba que, entre você e Deus é preciso que haja fé.