“Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. ” (Salmos 1423.3-5).

O salmista em sua angústia não encontrou quem lhe desse a mão, quem cuidasse de verdade dele, com amor e misericórdia, nem ao menos as pessoas o reconheciam. Então, ele apela apenas para o Senhor e lhe diz: “Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes”.

É muito gratificante depender de Deus, porém, o homem precisa do calor humano, do carinho das pessoas, da mão amiga, do diálogo interativo, onde a conversa saudável é saúde para a alma e, também, para o corpo físico.

Quantas pessoas estão doentes, e definham a cada dia porque não conseguem ter amigos. O verdadeiro amigo não é aquele que aparece de vez enquanto e nos sauda. O amigo leal e verdadeiro é aquele que nos assiste e está sempre pronto para lutar por nós, interceder por nós diante de Deus e nos abraças em qualquer hora, em qualquer instante de nossas vidas.

O bom amigo se preocupa conosco. Há uns que se dizem amigos, mas não o são. São apenas pessoas que não conseguem se relacionar bem conosco e nos transmitir amor. Esses tais não são bons amigos, mas alguém que passa pela nossa vida, como o vento que sopra sobre nossa cabeça. Eles não criam uma intimidade de amigo, de irmão. Até fazem parte de nossos grupos sociais. As vezes digo que eles são amigos virtuais que nos mandam algo, não saído do profundo do coração, mas que alguém lhe mandou e ele nos reenvia.

O sábio Salomão disse: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. ” (Provérbios 18.24).

Como é bom ter amigos. Ter amigos faz bem para o nosso ser. Não deixe de fazer amigos enquanto você viver. Ter amigo é ter vida, ter saúde e paz. É ter alguém que cuida de você e lhe ama.