“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. ” (Gênesis 5.22).

Está ao lado de Deus é estar você nEle e Ele em você. É na verdade fazer a Sua vontade e andar com Ele como andou Enoque.

O ex-presidente americano Abraham Lincoln entre as muitas frases célebres que disse quando em vida, uma eu destaco para esse momento: “Estou mais preocupado em saber se estou do lado de Deus, do que saber se Deus está realmente do meu lado”.

Essa frase me faz refletir sobre a minha própria condição espiritual de cristão, e perguntar ao próprio homem interior: será que estou de fato ao lado de Deus?  Será que estou ligado à videira verdadeira, Cristo? Será que estou ao lado do Espírito Santo? São perguntas que o crente deve fazer todos os dias, pois a natureza adâmica está sempre querendo aflorar e deixá-lo em situação complicada diante de Deus, da sociedade e da igreja do Cordeiro.

O nobre presidente não estava preocupado se Deus estava ao seu lado, mas se ele próprio estava ao lado do Senhor. O centurião de Cafarnaum foi muito verdadeiro ao dizer a Jesus que não estava em condições espirituais de recebê-lo em seu lar: “…  Quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.” (Lucas 7.6). Muito menos andar ao lado do Mestre de Nazaré.

Quando Jesus morreu na cruz do Calvário, deixou bem claro que a partir daquela data todos teriam condições de andar ao lado de Deus. O véu do Templo foi rasgado de alto a baixo, indicando que o lugar santo dos santos agora estava liberado a todos quantos recebessem o Filho como seu Salvador, e não mais exclusivamente aos sacerdotes.

E você já o aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e seu Salvador? Somente após este ato é que podemos dizer que estamos andando ao lado de Deus. Não confie em você mesmo, tal como fez Sansão, achando que Deus estava andando com ele, quando na verdade Deus estava longe dele: “disse ela (Dalila): Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda está vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.” (Juízes 16.20).

Não permita Deus se afastar de você, para isso você deverá sempre se aproximar dEle!