“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. “ (1 Pedro 1.15).

O pecador quando é alcançado pelo Evangelho de Cristo, ele se arrepende, aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, ele passa por um processo chamado de regeneração, e sendo ela eficaz em sua vida, automaticamente, Deus o justifica e a partir dai, de acordo com o interesse e a dedicação do novo crente, ele começa a subir os degraus da vida cristã, atingindo o degrau da santificação, cuja escada vai dá no degrau da estatura de varão perfeito.

O Espírito Santo de Deus ao fazer morada no novo crente, o qual a Bíblia o chama de templo do Espírito Santo, realiza uma série de transformação, num processo chamado de novo nascimento.

O novo nascimento é de vital importância para aqueles que desejam prosseguir no caminho da fé, na escalada rumo ao céu, na luta contra as hostes infernais que habitam nas regiões celestiais. Somente através do novo nascimento é que o cristão fiel consegue alcançar vitórias em sua caminhada cristã. Através dele, ele consegue vencer Satanás, o mundo e a própria carne. Sem ele as coisas se tornam mais difícil.

A santificação é progressiva. Por ser um processo, ela não cai do céu para a minha vida, mas, eu tenho que palmo a palmo, passo a passo alcança-la, através da leitura, da meditação da Palavra de Deus, da oração, do testemunho irrepreensível, da difusão do Evangelho, traduzido como sendo as Boas Novas, e também do meu envolvimento na obra de Deus, cujo propósito maior é o crescimento do Reino de Deus aqui na terra.

Ora, se a santificação é algo inerente ao Todo Poderoso Deus, então, eu preciso mais que tudo me aproximar dEle em espírito e em verdade, e é através de uma vida santificada que o homem consegue obter comunhão com o Criador.

A santificação descrita na Bíblia, é a plenitude gloriosa da excelência moral da pessoa do Criador e Pai de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a qual existe nEle e que nEle se originou, não tendo sido derivada de ninguém. A própria Bíblia é quem diz: “Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. “ (1 Samuel 2.2).

Ter vida santa é uma obrigação do crente em Jesus Cristo. Creia nisto!