“Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias” (Hebreus 11.30).

O descontrole financeiro, por parte de alguns, tem sido um muro forte de ser derrubado. A má gestão econômica dos nossos governantes tem afetado a vida de cada crente em Jesus Cristo. Não são poucos os desempregados, os que necessitam de atendimento médico, de leitos em hospitais, de remédios, de educação e segurança. São esses itens que tem se tornado em empecilhos para o brasileiro ter uma condição de vida satisfatória. Muitos estão lutando para sobreviverem, porquanto, os itens básicos para o sustento de nosso povo e nossa gente tem faltado.

O desemprego tem atingido itens alarmantes e os de classe mais pobres tem sofrido horrores. E você, será que o seu muro é o do desemprego? Por mais difícil que esteja a vida, é hora de você fazer de tudo para conseguir ficar empregado.

E você, qual é o seu muro? Não são poucas as barreiras que se agigantam no caminho de muitos cristãos, os quais são como flechas que querem apagar a chama pentecostal, a fé e a alegria da salvação. O inimigo de nossas almas tem lutado para tirar cada um de nós do centro da vontade de Deus, e para isso ele ergue muros, muralhas a todo instante. O entretenimento, hoje, tem se constituído numa grande barreira para o crente ser uma pessoa consagrada. As facilidades tecnológicas têm tirado muita gente da presença de Deus, porquanto, não têm mais tempo para buscarem ao Senhor em oração, não leem mais a Bíblia e, muito menos, nela meditam, e até mesmo as atividades no templo, tem sido negligenciadas por causa do entretenimento que tem levado à fraqueza espiritual.

O crente em Jesus Cristo se não abrir os olhos quanto ao uso excessivo da tecnologia ele acabará se afastando do centro da vontade de Deus, e é tudo que Satanás almeja. Não permita que há muros separando você do Espírito Santo. Derrube as muretas que já estão se formando em torno de você e Cristo. Destrua-as pela fé e pela oração constante ao Senhor.

Não aceite nenhuma oferta do Diabo para lhe afastar da comunhão com Deus. Tudo que lhe afastar da vida de consagração e de santificação, rejeite com autoridade do Espírito Santo. O desinteresse pela oração tem levado muitos cristãos a construírem muros entre eles e Deus, e entre eles e seus irmãos salvos no amor de Deus.

Um dos maiores muros erguidos no seio da igreja cristã de hoje é sem dúvida o desinteresse pela oração. Sem oração não se consegue vencer as batalhas espirituais. Vamos nos unir em oração a fim de vencermos contra as astutas ciladas de Satanás. Quem não ora não é vitorioso, não consegue ajudar eficazmente os mais necessitados e consequentemente, se tornará em pouco tempo num esmoleiro espiritual.

E você, qual é o seu muro? Para alguns o muro tem se levantado dentro de seu próprio lar. Certa vez, Deus acrescentou 15 anos de vida ao rei de Judá, Ezequias, filho de Acaz. Foi a este rei que Deus disse: “…põe em ordem a tua casa…”. Foi ele que fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés havia levantado no deserto, para cessar a mortandade do povo (2 Rs 18.4).

O que falta para você por em ordem o teu lar? Talvez esse muro não seja tão fortalecido assim, que as suas orações e as minhas também não os derrube e você volte a obter vitória em sua vida. Deus é o grande ajudador e restaurador de lares, de vidas e somente Ele poderá resolver causas impossíveis. Não diga que o seu muro não pode ser derrubado, creia no Senhor, pois, nEle podemos confiar. A solução para a sua crise é Jesus Cristo e Ele está sempre pronto para ajudar a quem o procura, e isto só depende de você.

Não deixe de usar seus dois aliados, seus dois melhores amigos: o joelho direito e o joelho esquerdo. Faça com que eles desçam ao solo e uma a sua fé à esperança e ao amor, e seja mais do que um vencedor em Jesus de Nazaré. Faça seus joelhos funcionarem em prol de sua restauração, de sua vitória, de sua cura e de sua libertação. Os muros em sua volta precisam ser derrubados e você sabe muito bem como isso pode acontecer, é só confiar em Deus e orar com fé em nome de Jesus.

E você, qual é o seu muro? Para alguns intelectuais e estudiosos as amizades tem sido suas grandes muralhas, pois eles têm atrapalhado e muito o crescimento e o progresso de sua vida espiritual. Aliás, eles destruíram a sua espiritualidade e lhe tiraram da presença de Deus e do seio harmonioso da igreja cristã. Se você cultiva uma amizade e está lhe afastando de Deus, então, é hora de se afastar dela, você não acha? Ele é na verdade o seu muro.

Quando não podemos com as barreiras, os muros e os problemas, então, é bom recorrer logo a pessoa de Deus, pois Ele pode te ajudar. Para Ele não há nada impossível. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e no mais Ele tudo fará” (Salmos 37.5). Tudo é possível ao que crer…

E você, qual é o seu muro? Os muros que surgem na área psicológica e sentimental são muros não tão fáceis de serem derribados, porém, Deus não se importa com o tamanho do muro, nem de como ele foi construído e se é muito forte e robusto. Se tiveres fé, verás a glória de Deus. Se você tem olhado muito para os muros, então, é hora de mudar a estratégia, passe a olhar mais para Deus. Quando se olha para o Senhor alcançamos vitórias, e ainda obtemos dEle a confiança de que a batalha não é nossa e sim dEle mesmo. Não tente lutar sozinho, busque ajuda. Há pessoas capazes e espirituais que poderão lhe ajudar a derrubar o seu muro. Seu pastor, seu líder poderão te ajudar e muito.