“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. ” (João 1.6).

Na palavra de ontem, falei sobre a pessoa com quem o cristão anda. Se for alguém que está na luz, no caminho da salvação, então, ela lhe fará caminhar na luz, porém, se for alguém que não comunga com a sua fé e nem fala das coisas celestiais e, muito menos reflete o caráter santo de Cristo, todavia, é melhor se afastar. Este é o meu conselho, antes mesmo que crie raízes profundas e lhe provoque a morte espiritual.

Quem ouve a voz de Deus é porque teme o Seu santo nome. Quem assim procede não caminha em trevas, mas na luz. Jesus é a luz do mundo e faz de você um grande luzeiro, bastando tão somente andar em seu caminho: “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.” (Isaías 50.10).

Caso o amigo ou a amiga estejam atravessando alguma crise que o faça se sentir como quem está andando no escuro, em trevas, então, procure imediatamente o Espírito Santo, o Espírito de luz que iluminará o seu caminho e fará a sua alma resplandecer de maneira gloriosa.

O patriarca Jó quando se encontrava no auge de sua crise espiritual, ele lembrou-se dos dias de glória, quando ele tinha sobre si a luz de Deus, e relembra com alegria da Shequiná de Deus quando a mesma repousava sobre ele, e sua alma transbordava de gozo e felicidade: “Quando fazia resplandecer a sua lâmpada sobre a minha cabeça e quando eu pela sua luz caminhava pelas trevas.” (Jó 29.3). Jó não se intimidava com as dificuldades e quando as trevas surgiam, ele as atravessava como se fosse dia, pois a luz do Senhor estava sobre ele.

Volte a andar como filho da luz meu amigo e caríssimo leitor. Você sabe muito bem o caminho da luz, a estrada da salvação. Deus já lhe comunicou várias vezes que não está satisfeito com o seu modo de vida. Ele sabe perfeitamente que você no fundo de seu coração ainda sente o temor do Senhor. Ele aguarda você tomar uma posição, ou seja, voltar a andar como filho da luz: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” (Efésios 5.8).